A Prefeitura, por meio da Secretaria de Gestão Ambiental, está realizando uma capina elétrica em ruas de Formiga. O serviço já foi feito em quatro regiões da cidade, denominadas rotas. Na próxima semana, avançará mais uma: a rota 5.

A partir de segunda-feira (4), os trabalhos serão feitos nos bairros Jardim Montanhês, Ouro Branco, Ouro Verde e Rosa Mística. A capina, que concilia tecnologia com sustentabilidade, está sendo feita pela empresa Minas – Controle Profissional de Pragas Ltda-ME, vencedora de licitação.

Um dia antes dos trabalhos, um carro de som transitará pela via que receberá a capina para avisar aos moradores. No dia do trabalho, um assistente também vai à rua pedir aos motoristas para retirarem seus veículos do caminho onde a máquina passará.

A capina elétrica também passará pelo Centro da cidade e, nesse caso, será realizada aos domingos para evitar transtornos no trânsito. Ela estava prevista para começar no domingo passado (27), porém devido à chuva passou para este domingo (3). O trabalho será feito nas ruas 6 de Junho, Dr. Ênio José Batista, Monsenhor João Ivo, Quintino Bocaiúva e Professor José Antônio.

O trabalho é realizado em duas etapas. Na primeira, a máquina aplica o Eletroerb, que é uma descarga elétrica de alta potência, que provoca o ressecamento da planta em um prazo de 24 horas a 7 dias. Na segunda etapa, é feita a limpeza do local, retirando a planta seca pela máquina elétrica. Para que esse serviço seja efetivamente concluído, é necessário aguardar de 20 a 30 dias para que a equipe volte ao local para recolher o capim seco.

A capina elétrica permite o controle de ervas daninhas e plantas invasoras por longos períodos sem o uso de herbicidas, evitando a contaminação do solo e sua erosão. É preciso que os moradores fiquem atentos ao dia que o trator irá passar pela sua rua. Não deixar carros e motos estacionados durante a passagem do trator. O barulho poderá incomodar, mas o Eletroherb é ambientalmente correto e completamente seguro. Além disso, é importante evitar jogar água nas calçadas no dia do serviço. A máquina não funciona em local molhado.

Confira a rota 5 da capina elétrica:

 1 – Prof. Hilária Gontijo

2 –  Pe. Teodoro A. Becker

3 – Pe. Daniel N. Lindo

4 – Agnelo Tomaz de Mendonça

5 –  Geraldo R. Oliveira

6 –José L. Lima

7 – Rua 7

8 – Prof. Amalba F.

9 – Ricardo de O.

10 – Rua I

 

 

Fonte: Decom/Formiga ||

COMPATILHAR: