A 1ª Turma de Atiradores de 1994, do Tiro de Guerra 04-030 prestou uma homenagem ao seu veterano instrutor, capitão Jorge Zaidam Viana de Oliveira.

A iniciativa partiu de um dos líderes da turma, o cabo reservista Fernando Felício Estevão, que atualmente pertence ao quadro de Policiais Penais e atua no NSI – Núcleo de Segurança Interna da Penitenciária de Formiga.

Fernando se reuniu com alguns amigos reservistas e foram fazer uma visita da saudade ao quartel da organização militar, onde prestaram o Serviço Militar Obrigatório.

 Lá, foram recebidos pelos atuais instrutores, o subtenente Romero e o 1º sargento Faria Lima, percorreram as instalações e relembraram a foto deles na galeria de ex-atiradores. Neste ato, perceberam o quanto desgastada estava a foto da turma, e que ela não possuía um nome, isto devido ao fato que as turmas só passaram a ter nome, em homenagem a uma personalidade, a partir de 1995, por iniciativa do então chefe da Instrução o Capitão Zaidam, que desde 1991 era  instrutor do TG e assumiu o comando do órgão de formação de reservistas naquele ano.

Com isso, os ex-atiradores solicitaram permissão ao atual chefe da instrução, para que eles pudessem revitalizar a foto e designar um nome para a sua turma através de um homenageado, o que foi prontamente acordado, e assim os integrantes do grupopartiram para a escolha de quem receberia o reconhecimento.

De acordo com o subtenente Romero, mais componentes do grupo de instrução daquele ano se reuniram e, dentre os nomes apresentados, foi escolhido por unanimidade o do então instrutor da classe, o formiguense capitão Zaidam.

O próximo passo foi a digitalização de uma nova fotografia, desta vez já com o nome do seu patrono. Uma equipe ficou encarregada de comunicar ao seu antigo instrutor a decisão da homenagem e convidá-lo para participar de uma reunião dos amigos para a aposição da nova foto na galeria dos Reservistas Formiguenses, em data oportuna.

Zaidam, hoje oficial da reserva remunerada do Exército Brasileiro, declarou que ficou muito lisonjeado e até emocionado com o reconhecimento por parte dos seus antigos soldados, que dele se lembraram mesmo com o passar dos anos.

 Disse também que só em Formiga, formou 1.800 reservistas, tendo repassado a todos eles não só conhecimentos militares, mas, principalmente, boas noções de cidadania, respeito ao ser humano, respeito aos animais, condutas de conservação do meio ambiente além dos atributos da área afetiva, que são valores caros ao Exército, que devem ser desenvolvidos no indivíduo desde a sua infância, como responsabilidade, equilíbrio emocional, coragem, lealdade, espírito de cooperação, liderança, repúdio às drogas com atitudes contrárias a vícios e desenvolvendo da iniciativa, tão importantes para o jovem que vai se defrontar com a vida adulta, a formação de uma família e o mercado de trabalho.

Fonte: Tiro de Guerra

Foto: divulgação Tiro de Guerra
COMPATILHAR: