O período carnavalesco foi de aumento no registro de homicídios, mas redução na criminalidade em Minas Gerais. Em 2020, o estado teve 13 registros de assassinatos a mais durante a folia, passando de 41 em 2019, para 54 ocorrências neste ano.

No entanto, segundo balanço da Segurança Pública no Carnaval 2020, houve diminuição de 27,6% no total de crimes violentos entre sexta-feira de carnaval e quarta-feira de cinzas, em relação ao ano passado.

De acordo com o balanço do Estado, apenas duas cidades tiveram registros de aumento no indicador desses crimes: Uberaba, no Triângulo Mineiro, e Lavras, no Sul de Minas. Ambos municípios tiveram um registro a mais este ano em relação a 2019.

A Região Integrada de Segurança Pública (Risp) 11, com sede em Montes Claros, registrou a maior diminuição dos índices de crimes violentos, com 68%, seguido de Divinópolis, que chegou a 54,6% de redução.

Naturezas criminais dos considerados crimes violentos: homicídio tentado e consumado, roubo tentado e consumado, furto consumado e tentado, lesão corporal, vias de fato/agressão e crimes sexuais: estupro, estupro de vulnerável e importunação sexual.

Na região

Na região Centro-Oeste o número de crimes violentos teve uma redução de 54,65%. O único homicídio registrado na região ocorreu no dia 15 de fevereiro, durante uma festa de pré-carnaval em Divinópolis.

Um folião, de 20 anos, morreu e outros quatro ficaram feridos após serem atingidos por tiros. O crime ocorreu no cruzamento da avenida Juscelino Kubitschek com a rua Elisa Pinto do Amaral, no bairro Padre Libério.

Um inquérito foi aberto pela Polícia Civil para apurar o homicídio.

Carnaval em Belo Horizonte

Segundo estimativa da Belotur, pelo menos 5 milhões de pessoas ocuparam as ruas de BH. Na capital, a redução do número de crimes violentos foi de 26,4%, com 143 registros a menos (541 na folia passada para 398 neste ano).

Já os roubos diminuíram 23,5%, passando de 468 para 358. Os furtos caíram 10,8%, passando de 2.260 para 2.014. Já os homicídios mantiveram o mesmo número de sete ocorrências nos dois períodos de folia – em 2019 e 2020.

De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Giovanne Gomes, quatro ocorrências de abuso de autoridade durante a folia estão sendo apuradas pela corregedoria da instituição. “Vamos proceder com total transparência, mas nós podemos afirmar que o profissionalismo foi muito grande”, assegura o coronel.

 

Fonte: Estado de Minas e G1||
COMPATILHAR: