A Prefeitura de Formiga, por meio do Sine Móvel, está atendendo nesta quarta, quinta e sexta-feira (20, 21 e 22) a demanda de emissão de Carteira de Trabalho no município. Os interessados devem se dirigir ao Terminal Rodoviário. O atendimento ao público será das 9h às 17h.
Segundo o coordenador do Sistema Nacional de Emprego (Sine) em Formiga, Elton Costa, a expectativa é emitir aproximadamente 800 Carteiras de Trabalho. Ele informou que o documento ficará pronto de imediato, sem fila de espera. Em duas horas nesta quarta-feira, já haviam sido emitidas cerca de 80 documentos. Elton Costa disse ainda que, futuramente, o Sine em Formiga também emitirá Carteiras de Trabalho.
Para a emissão da primeira e segunda via da Carteira de Trabalho e Previdência Social são necessários os seguintes documentos: uma foto 3×4 recente e a Certidão de Nascimento original ou Carteira de Identidade (não pode ser Carteira de Identidade Infantil).
No caso de Carteira de Trabalho inutilizada, deve-se apresentar o documento danificado para que se possa emitir uma nova com o mesmo número.
Já em caso de roubo ou extravio, deverá ser apresentado um Boletim de Ocorrência. Se não constar o número da Carteira de Trabalho, outros documentos que contenha o número como Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho, Requerimento de Seguro Desemprego, Pesquisa de PIS Ativo da Caixa Econômica Federal podem ser apresentados.
A coordenadora da unidade móvel da Secretaria do Trabalho e Emprego (Sete), Elizabete Francisca de Souza, explicou que o objetivo do atendimento móvel é levar para cidades onde ainda o serviço de emissão de Carteiras é restrito. Em Formiga, por exemplo, o Sine não faz esse tipo de trabalho, somente no Ministério do Trabalho e Emprego.
Elizabete de Souza aproveitou a ocasião para esclarecer alguns empecilhos que acontecem durante o atendimento: ?A pessoa que for fazer a segunda via não deve mentir. O trabalho é mais demorado. O cidadão estará prejudicando ele mesmo, pois a Caixa Econômica vai nos informar que aquelas pessoas já têm um número e uma série registrados. O nosso trabalho aqui é emitir Carteiras de Trabalho, mas fazemos também cadastro para ?jogar? no Sistema de Gestão de Ações de Emprego (Sigae), com isso, a pessoa pode conferir também se há algum curso ofertado, que seja de seu interesse?, contou.
Após os trabalhos em Formiga, o Sine Móvel estará em Montes Claros e em Itamarati de Minas.
O Sine Móvel é uma unidade motorizada que emite Carteiras de Trabalho agilizando o processo, cerca de 700 carteiras por dia. A ideia é atender, durante três dias, a demanda reprimida do município.
Em junho, estiveram reunidos em Belo Horizonte, na sede da Secretaria de Trabalho Emprego e Geração de Rendas, com o secretário adjunto do Trabalho, Hélio Rabelo, o vereador Gonçalo Faria/PSB; o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Jamir Chaves, e o coordenador do Sine, Elton Costa. O assunto discutido foi a renovação do convênio Sine com novas funções, inclusive a emissão da Carteira de Trabalho.
Com o objetivo de solucionar a questão de emissão de Carteira de Trabalho no município, que está gerando caos social pela longa fila e consequente demora, foi firmada com a superintendente de Emprego e Renda, Lígia Lara, a vinda do Sine Móvel para Formiga.

COMPATILHAR: