O caso do desaparecimento de Madeleine McCann – menina britânica que sumiu em 2007, aos 3 anos, na Praia da Luz, em Portugal – está mais perto de ser resolvido, segundo o promotor alemão que conduz a investigação. Hans Christian Wolters afirmou que novas evidências foram encontradas e que apontam para o principal suspeito do caso, Christian Brueckner, de 44 anos. “Reunimos novas evidências que fortalecem o caso que estamos construindo contra nosso principal suspeito”, disse Wolters em entrevista ao jornal inglês The Sun.

O promotor afirmou que os novos indícios são circunstanciais, e não provas forenses, mas que reforçam a tese de que Brueckner é o responsável pelo desaparecimento e morte da menina. “Infelizmente, não posso dizer o que é, mas fortalece nosso trabalho.”

Na segunda-feira (17), a publicação britânica voltou ao tema, afirmando que as novas evidências seriam registros telefônicos que poderiam mostrar novos detalhes da movimentação do suspeito na época do desaparecimento de Madeleine. “Por muito tempo, os oficiais alemães disseram que muitas peças-chave do quebra-cabeça estavam faltando sobre os movimentos de Christian B no Algarve”, disse uma fonte ao jornal. “Esta nova informação pode ajudar a fornecer uma dessas peças.”

Madeleine McCann desapareceu de seu quarto em 3 de maio de 2007, alguns dias antes de seu aniversário de 4 anos, em um prédio de apartamentos na costa da Praia da Luz, no sul de Portugal, onde passava as férias com a família. Ela dormia no quarto com os irmãos gêmeos mais novos. Os pais da menina, Gerry e Kate McCann chegaram a ser detidos e depois soltos durante a investigação, que terminou com a demissão do inspetor-chefe português encarregado do caso. Depois de encerrado em 2008, a polícia portuguesa reabriu o caso cinco anos mais tarde, sem sucesso.

As investigações voltaram a ter movimentações relevantes em 2020 quando a polícia alemã anunciou que estava investigando um novo suspeito no desaparecimento da menina. As suspeitas recaíram sobre Brueckner, que passou temporadas na região portuguesa do Algarve entre 1995 e 2007 e estava “conectado com a área” da Praia da Luz. Além disso, o alemão é condenado por crimes sexuais, incluindo abuso de menores.

Em 2011, Brueckner já havia sido identificado como suspeito pela Scotland Yard, mas sua relação com o caso foi afastada pois seu alvo principal eram crianças de sexo masculino. O advogado do suspeito, Friedrich Fulscher, disse que seu cliente “nega qualquer envolvimento” no caso McCann.

Sobre o caso atualmente, o promotor ainda comentou com o The Sun: “não encontramos nenhuma evidência que sugira que ele não é culpado deste crime e encontramos muitas evidências que sugerem que ele é culpado, mas estou proibido de entrar nesses detalhes”.

Madeleine McCann teria completado 18 anos no último dia 12 de maio.

Fonte: Itatiaia

COMPATILHAR: