O Ministério da Saúde informou nesta segunda-feira (25) que aumentou em 190% os casos notificados de dengue em todo o país. Segundo os números divulgados, entre 1º de janeiro e 16 de fevereiro de 2013, foram registrados 204.650 casos. No mesmo período de 2012 foram 70.489 notificações.
O aumento se deve, segundo o governo, à circulação de um novo tipo de dengue, o DENV-4, um dos quatro sorotipos existentes no país. Dados indicam que essa cepa da dengue foi responsável por 52,6% das amostras verificadas nos casos confirmados.
Um sorotipo em local onde nunca circulou encontra vários indivíduos suscetíveis. […] Encontra um país todo suscetível. Atingiu municípios grandes, como Cuiabá, Campo Grande, Goiânia, Uberaba. Isso fez subir o número de casos, afirmou Jarbas Barbosa, secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.
Oito estados concentraram 84,6% do total de casos no começo deste ano: Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso e Espírito Santo.
A pior situação, segundo o governo, ocorre em Mato Grosso do Sul. Enquanto em todo o país a incidência de casos é de 105,5 para cada grupo de 100 mil habitantes, no estado a taxa sobe para 1.677,2 casos a cada 100 mil habitantes. A mensagem principal é de alerta. Estamos no verão e está tendo transmissão em todos os estados. Temos que redobrar a atenção, disse Jarbas Barbosa.
Casos graves e óbitos em queda
Apesar do crescimento do número de contaminações, o governo federal registrou retração na quantidade de casos graves e óbitos em razão da doença. Entre 1º de janeiro e 16 de fevereiro de 2013 foram 324 casos graves contra 577 no mesmo período de 2012, número 44% menor.
Foram contabilizados ainda 33 mortos pela doença até fevereiro deste ano — queda de 20% na comparação com o ano anterior, quando 41 pessoas morreram. Os dados mostram o quanto a luta para reduzir casos de óbito e casos graves é permanente em todo o país, afirmou o ministro Alexandre Padilha.
Segundo o governo, a redução nos casos graves e óbitos se devem às medidas adotadas pelo Ministério da Saúde em parceria com estados e municípios, como capacitação de profissionais e reforço na área de vigilância à saúde.
Os sintomas da dengue são os mesmos para os quatro tipos da doença que circulam pelo país: febre alta, dores no corpo e nas articulações, vômitos, manchas vermelhas no corpo, entre outros.
Para Jarbas Barbosa, as famílias devem atentar para a forma de armazenamento da água nas residências. É possível armazenar água de forma segura. Com menos de 15 minutos, é possível fazer a verificação de seu ambiente. Isso reduz a oferta de criadouros para que o mosquito da dengue não se multiplique.

COMPATILHAR: