Devido à chuva que caiu na segunda-feira (3), dia em que estava marcada a castração química para cães machos, o serviço gratuito foi adiado para a próxima semana, na segunda e terça-feira (10 e 11). O atendimento será realizado na clínica veterinária do Unifor, das 9h às 15h, e não mais em alguns postos de saúde da cidade, como estava previsto anteriormente.
Conforme informou a promotora de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, Luciana Imaculada de Paula, os procedimentos seriam realizados em barracas instaladas ao ar livre. Dessa forma, temendo a contaminação do local em virtude das chuvas, decidiu-se adiar a campanha.
A iniciativa envolve diversos setores da sociedade, dentre eles o Unifor, o Ministério Público, a Associação Regional de Proteção Ambiental (ARPA) e a Prefeitura de Formiga.
Castração química
É importante ressaltar que a castração química abrange somente os cães machos, pois as fêmeas dessa espécie e os gatos não reagiram bem ao medicamento, segundo pesquisas. O medicamento que será usado no procedimento é o Infertile, cuja função é destruir as células que produzem os espermatozoides, tornando o animal estéril. O produto, que é produzido pela Rhobifarma Indústria Farmacêutiva, já foi aprovado pelo Ministério da Agricultura.
O coordenador do curso de veterinária do Unifor, professor Dênio Garcia Silva de Oliveira, explicou que a castração química é uma alternativa menos agressiva, prática, de rápida aplicação e que dispensa pré e pós-operatório, anestesia ou sedação. O animal pode apresentar dor duas horas após a aplicação do medicamento, que pode ser controlada com analgésicos, e leve inchaço, que desaparece, no máximo, em uma semana.

COMPATILHAR: