A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou na manhã desta quarta-feira (1), no Rio de Janeiro, mudanças significativas no calendário do futebol nacional para a temporada de 2026. Todas as competições nacionais e estaduais terão novo formato e/ou duração. A reformulação considera a realização da Copa do Mundo entre junho e julho como base do calendário, que será mantido até pelo menos 2029.
Estaduais
Início: 11/1
Término: 8/3
Máximo de 11 datas no calendário (redução de 5)
Manutenção do torneio entre janeiro e março
Os campeonatos estaduais, como o Campeonato Mineiro, continuarão sendo disputados no primeiro trimestre do ano, mas com menos jogos. A CBF destaca como impactos positivos a liberação do calendário nacional, menor desgaste físico dos atletas, valorização técnica das competições, equilíbrio entre clubes de diferentes investimentos e economia para equipes de menor expressão.
Campeonato Brasileiro Série A
Início: 28/1
Término: 2/12
A principal novidade é o início antecipado do torneio, que será disputado simultaneamente aos estaduais. A CBF afirma que a extensão do campeonato ao longo do ano torna o calendário mais equilibrado, aumenta o apelo comercial e amplia o recesso dos atletas entre as partidas.
Copa do Brasil
Início: 18/2
Término: 6/12
Entrada dos times da Série A na 5ª fase
Redução de 1 a 3 datas para times da Série A
Aumento de 122 para 155 jogos
Final em jogo único
Aumento de 92 para 126 clubes (em 2027, serão 128)
A competição terá mudanças profundas em seu formato. As fases 1 a 4 serão disputadas em jogos únicos. A partir da 5ª fase, oitavas, quartas e semifinais terão partidas de ida e volta. A final será em jogo único, em estádio neutro, com local a ser definido em 2026. Segundo a CBF, as alterações democratizam o torneio e ampliam seu apelo econômico e turístico.
Copa Sul-Sudeste
Início: 25/3
Término: 7/6
Acesso à 3ª fase da Copa do Brasil seguinte para o campeão
Garantia de ao menos 6 jogos para cada time
Inspirada na Copa Verde e na Copa do Nordeste, a nova competição reunirá 12 clubes das regiões Sul e Sudeste que não disputem torneios da Conmebol.
Série B
Início: 21/2
Término: 28/11
Formato: pontos corridos com 20 clubes
Série C
Início: 5/4
Término: 25/10
20 clubes em 2026, 24 em 2027 e 28 em 2028
Rebaixamento: 2 clubes em 2026 e 2027, 6 clubes em 2028
Formato muda para 2 grupos de 14 clubes em 2028
Série D
Início: 5/4
Término: 13/9
Aumento de 64 para 96 clubes
Declarações
“O processo de elaboração do novo calendário foi amplamente debatido. A CBF ouviu clubes, federações, representantes do mercado, e contou com a colaboração de diversas áreas internas. Aqui, quero especialmente fazer um agradecimento às federações, pela compreensão e parceria. Foi um trabalho coletivo, técnico e transparente. 2026 ainda será um ano de transição, mas toda caminhada precisa de um primeiro passo. Este primeiro passo será dado hoje”, afirmou o presidente da CBF, Samir Xaud.
“Gostaria de exaltar a coragem do presidente Samir em promover mudanças tão profundas num assunto de tanta importância como o calendário do futebol brasileiro. Demos o primeiro passo na redução do excesso de jogos para clubes de Série A e ao mesmo tempo vamos promover mais oportunidades para federações e clubes em competições nacionais, democratizando o futebol brasileiro. Times que passavam meses inativos, após seus Estaduais, agora terão competições nacionais para jogar”, avaliou Julio Avellar, diretor de Competições.
Com informações do O Tempo