Redação Últimas Notícias

Os celulares que forem roubados/furtados nas 12 cidades que compõem o 63° Batalhão da Polícia Militar de Formiga serão imediatamente bloqueados. A ação ocorrerá por meio da Central de Bloqueio de Celulares do Estado de Minas Gerais (Cbloc).

A central está em funcionamento em Minas Gerais desde julho 2018. Para que o bloqueio seja efetuado e necessário que as pessoas realizem um cadastro no site da Cbloc.

De acordo com o 63º BPM, no momento em que a pessoa realizar o registro de ocorrência de furto ou roubo em uma unidade da PM, o policial fará o bloqueio. “De forma simples, rápida, como a plataforma permite, além dos impactos na área de segurança, a pessoa terá a garantia de que nenhum dado pessoal que está no aparelho, como fotos, caminhos de GPS salvos, entre outros, sejam acessados pelo criminoso”, garante a PM.

De acordo com a Polícia, a Cbloc é uma plataforma segura e qualquer pessoa tem condições de acessá-la, caso não consiga é só procurar a sede do 63º BPM, situada na rua Nossa Senhora da Abadia,745, bairro Palmeiras em Formiga ou em uma unidade da Polícia Militar mais próxima.

Balanço

Até julho do ano passado, 15 mil aparelhos furtados ou roubados no Estado foram inutilizados por meio da plataforma, segundo dados da Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp) . Outro dado importante divulgado pela pasta é que, neste período, o número de roubos de celular caiu 28% em Minas, passando de 20.052 para 14.343.

Com o bloqueio, há a diminuição do valor dos celulares no mercado ilegal.

 

Fonte: Com informações do Hoje em Dia ||
COMPATILHAR: