Na semana passada, foram assinados contratos entre a Cemig, a Efficientia, subsidiária integral da Cemig, e a Lagos Indústria Química Ltda, instalada no município de Arcos, no Centro-Oeste de Minas, com o objetivo de aproveitar parte da energia contida no vapor utilizado no processo produtivo para a geração de eletricidade.
O projeto deve ser implantado em seis meses, será utilizada, de forma inédita no Brasil, uma tecnologia prospectada pela Efficientia na China, denominada ?Grupo Gerador a Parafuso Helicoidal?. Está prevista uma geração de 3.400 MWh/ano para uma potência instalada de 500 kW, o que representa 28,3% do consumo da empresa, suficiente para atender aproximadamente 2.500 residências.
A principal novidade dessa tecnologia é a forma de utilização do vapor, que se dá em seu estado saturado, ou seja, ainda com relativa umidade, muito comum nos processos produtivos. Grande parte das indústrias brasileiras possui esse potencial ainda não explorado. Essa tecnologia permite gerar energia na faixa de potência entre 50 e 1.500 kW, com custos bastante competitivos.

COMPATILHAR: