O verão é a estação mais quente do ano e se caracteriza pelos dias longos, o que faz com que o consumo de energia aumente neste período, especialmente, pelo uso de ventiladores e ar-condicionado. Contudo, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) demonstra que soluções simples podem minimizar os gastos e diminuir a conta.
De acordo com o engenheiro de soluções energéticas Matheus de Mendonça Herzog, os consumidores podem economizar bastante usando conscientemente o ar-condicionado. ?Uma dica importante é ligar o ar-condicionado só na hora de dormir e desligá-lo de madrugada, quando o quarto já estiver resfriado. Essa pequena mudança de hábito garante mais economia de energia elétrica?, afirma.
Outro ponto importante é verificar o estado da borracha de vedação de refrigeradores, já que, se as portas não estiverem fechando corretamente, a geladeira ou o freezer irão consumir mais energia para resfriar os alimentos. ?A vedação eficiente garante o isolamento entre o interior do refrigerador e o ambiente externo, reduzindo o consumo de energia?, destaca o engenheiro.
Em razão de sua elevada potência, os chuveiros são os equipamentos que mais consomem energia: cerca de 30% de uma residência. Dessa forma, os consumidores precisam estar atentos à posição do seletor do chuveiro. Mesmo em dias quentes a população tem o hábito de manter o seletor do chuveiro na posição ?inverno?, que consome cerca de 60% a mais de energia que a posição ?verão?.
O consumidor deve estar atento também ao comprar equipamentos eletroeletrônicos. ?É importante optar por equipamentos mais eficientes, com classificação ?A? no Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro, quando for o caso, ou identificados com o Selo Procel, da Eletrobrás?, destaca.
O engenheiro ressalta, ainda, que a população deve evitar o uso de aparelhos de alta potência, como os chuveiros elétricos, no horário de pico. ?Para o cliente residencial, ainda não existe tarifa de energia diferenciada ao longo do dia ou do ano. Assim, caso seja possível evitar o uso destes equipamentos entre 18 e 20 horas, que é o horário de pico no país, o consumidor estará ajudando a não sobrecarregar o sistema elétrico brasileiro?, alerta.
Confira as dicas para economizar energia:
Desligar quando não estiver em uso: Equipamentos elétricos e eletrônicos produzidos no Brasil antes de 2001 tendem a consumir bastante energia mesmo quando em stand-by, mas mesmo os aparelhos mais modernos tendem a consumir alguma energia durante todo o tempo em que estão ligados na tomada ? levando a até 35% de desperdício. Conectar carregadores, sintonizadores de TV a cabo, a TV e o DVD e até mesmo o seu computador em uma régua ou estabilizador que disponha de chave liga/desliga pode ser uma forma prática de interromper este circuito sem tirar fisicamente da tomada.
Iluminação: Evite acender lâmpadas durante o dia e aproveite ao máximo a iluminação natural. Prefira as lâmpadas fluorescentes compactas, pois elas duram mais e consomem menos energia. Pinte paredes e tetos com cores claras, que refletem melhor a luz, diminuindo a necessidade de iluminação artificial.
Geladeira: Evite abrir a geladeira frequentemente. Retire de uma só vez os alimentos de que precisa. Não guarde alimentos ainda quentes. Para saber se a borracha de vedação está em bom estado, faça o seguinte teste: coloque uma folha de papel entre a porta e a geladeira, feche a porta e tente retirar a folha, se ela sair com facilidade está na hora de trocar a borracha. Repita o teste em vários pontos da porta da geladeira. Nunca utilize a grade traseira para secar roupas ou calçados.
Tomadas e fios: Tomadas quentes são sinônimo de desperdício. Por isso, evite o uso de benjamins. Emendas mal feitas ou com fios de bitolas diferentes causam perda de energia.
Celulares e Câmeras: Nunca deixe seu aparelho dormir carregando, ou seja, dê a carga e retire-os da tomada. Para câmeras digitais que não usam pilhas, aplica-se a mesma regra do celular. Só carregue o tempo necessário especificado no manual.
Computadores: Quando não estiver usando, mantenha o computador desligado. Dê preferência aos notebooks que consomem menos energia. Não deixe os acessórios do computador (impressora, scanners etc.) ligados sem necessidade.
Para saber mais sobre o uso da energia elétrica sem desperdícios, consulte o site:www.cemig.com.br/atendimento.

COMPATILHAR: