Para que a população comemore as festividades de junho e julho sem risco, utilizando fogos de artifício e a típica fogueira de São João, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) alerta para os cuidados que devem ser tomados em relação à rede elétrica.
O engenheiro de Segurança do Trabalho da Empresa, Demétrio Venício Aguiar, explica que festas populares nesse período do ano geralmente requerem instalações elétricas provisórias, ou seja, temporárias. Segundo ele, as festas devem ter projeto elétrico de instalação que contemple a distribuição das cargas e proteção seletiva (em caso de falhas, somente o trecho defeituoso é desligado automaticamente). Além disso, Demétrio Aguiar recomenda a utilização de materiais com qualidade para evitar incêndios e outros acidentes.
Os organizadores de eventos devem ficar atentos, pois somente profissionais qualificados podem realizar instalações elétricas e apenas a Cemig concede autorização para as ligações provisórias. ?Não é permitido fazer ligações clandestinas, pois o risco de acidentes é muito grande. O mesmo vale para quem vai se reunir em ruas, bares e praças para participar de festividades juninas e julinas. Existem casos em que esse procedimento irregular já causou incêndios, com pessoas feridas?, afirma o engenheiro.
Além disso, os enfeites de ruas e praças com as típicas bandeirolas, faixas e outros adereços devem ser feitos com materiais isolantes, biodegradáveis e que não sejam afixados próximos da fiação da rede elétrica. Os fogos de artifício devem ser manuseados somente por adultos e utilizados em locais distantes da rede elétrica, afastados de bandeirinhas e de demais materiais com risco de incêndio. ?Os fogos de artifício podem causar queimaduras graves e, se atingirem a rede elétrica, podem causar curto-circuito?, alerta o Demétrio Aguiar.
Normas de segurança
De acordo com as normas de segurança da Cemig, postes e padrões de energia não devem ser utilizados para amarrar bandeirinhas, faixas e outros adereços, assim como deve ser evitada a fixação de enfeites próximo à rede elétrica. Também não é permitido usar as estruturas da rede de energia para esse fim.
A montagem de barraquinhas, camarotes, arquibancadas, palanques, palcos e a utilização de veículos de som e trios elétricos deve ser feita em conformidade com a distância mínima de segurança (1,5 metro) em relação à rede elétrica. Durante a montagem e a desmontagem, os operários deverão ficar atentos a essa distância e manusear ferramentas e peças com cuidado. Os veículos de som e trios elétricos também só poderão operar se a sua altura com os ocupantes respeitar a distância de 1,5 metro em relação à rede elétrica.
Quanto aos tradicionais balões juninos, Demétrio Aguiar é enfático: ?soltar balão é crime e não se deve, de forma alguma, fazê-lo próximo à rede elétrica. Apesar desse não ser um costume dos mineiros, é sempre bom reforçar a informação, pois algumas pessoas ainda se aventuram e brincam perto das instalações e cabos. Historicamente, acidentes dessa natureza sempre causaram danos enormes às pessoas envolvidas?. Outra recomendação é não fazer fogueiras sob a fiação elétrica.
Procedimentos em caso de acidente
Em caso de ocorrência de acidentes envolvendo a rede elétrica, são cuidados imprescindíveis:
– isolar o local, não permitindo a aproximação de pessoas;
– jamais tocar em fios partidos;
– não tentar retirar objetos ou pessoas que estejam em contato com fios, sem que antes um profissional
capacitado assegure que a energia foi desligada;
– acionar imediatamente a Empresa através do Fale com a Cemig, pelo telefone 116.
Essas orientações são fundamentais para evitar contratempos nas festividades tradicionais dessa época e aproveitá-las com toda segurança.

COMPATILHAR: