Segundo fontes da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), às 18h03, horário no qual aconteceu o incidente com o trio elétrico em Bandeira do Sul , um dos equipamentos de proteção do sistema da empresa foi desligado automaticamente. As análises preliminares dão conta de que, possivelmente, uma serpentina metálica teria sido jogada sobre a rede de média tensão (7.967 volts), provocando um curto-circuito, que teria aquecido os condutores e causado o rompimento de três cabos.
Um dos cabos caiu sobre o caminhão de trio elétrico e outros dois caíram no solo. A área ficou energizada, atingindo as vítimas. De acordo com a companhia, a rede elétrica de Bandeira do Sul foi inspecionada no dia 24, quinta-feira, e não foi identificada nenhuma anormalidade. Na oportunidade, preventivamente a equipe providenciou a troca de cruzetas e de um transformador, além da poda de árvores.
A empresa informou que está aguardando o resultado oficial da perícia realizada pela Polícia Civil e pelo Corpo de Bombeiros.

Segurança no Carnaval
A Cemig orienta os foliões sobre os cuidados que devem ser observados para que a população tenha um carnaval tranquilo, sem risco de acidentes.

Trios elétricos e carros alegóricos
 Os motoristas não devem trafegar sob a rede elétrica energizada, pois a altura desses veículos poderá ser maior do que a dos fios elétricos.
 Observar a existência da rede elétrica e tomar cuidado para não tocá-la.
Considerar a altura do veículo e das pessoas sobre ele em relação à fiação da rede elétrica e demais obstáculos.

Palanques para apresentação de shows
 A montagem e a desmontagem devem considerar a existência das redes elétricas aéreas e, em caso de escavação, subterrâneas.
 A fixação das coberturas deve ser bem feita para evitar o desprendimento e possível projeção contra a rede elétrica.

Aparelho de som, refrigeração e churrasqueiras elétricas
 Não ligar aparelhos elétricos próximo a duchas ou piscinas.
 Evitar improvisos (gambiarras), pois eles aumentam o risco de acidentes com a rede elétrica.

Colisão de veículos com postes da Cemig (abalroamento)
 Não sair do veículo. A pessoa poderá tomar um choque se houver algum cabo partido em contato com o veículo. Se precisar sair do veículo em função de um incêndio, abrir a porta e pular com os pés juntos, o mais longe possível, sem tocar a lataria do carro.
 Não tentar socorrer as vítimas se houver fio partido. Nesse caso, acionar imediatamente a Cemig e o Corpo de Bombeiros.

Iluminação, enfeites e alegorias
 Não fazer ligação clandestina (gatos).
Antes de fazer qualquer ligação elétrica ou de instalar enfeites e alegorias, consultar a Cemig.
 Não instalar nenhum enfeite próximo à rede elétrica.
 Não lançar artefatos (serpentinas, confetes, entre outros) na rede elétrica, sejam metálicos ou não.

Em caso de acidentes com a rede elétrica, as solicitações de atendimento poderão ser feitas pelo ?Fale com a Cemig?, no telefone 116. A central de atendimento funciona 24 horas, e a ligação é gratuita.

COMPATILHAR: