A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) realiza entre 14 e 18 de março a Semana do Consumidor, que tem o objetivo de ressaltar os direitos e deveres dos clientes, dar dicas de consumo consciente e segurança à população e difundir os canais de atendimento da empresa.

A Cemig aproveita o dia 15 de março, quando é comemorado o Dia Mundial do Consumidor, para reforçar o relacionamento e a interação com os clientes. Na próxima semana, equipes da companhia vão divulgar material educativo à população em todas as regiões do Estado.

Segundo Ricardo Charbel, diretor de Distribuição e Comercialização da Cemig, as ações da companhia são sempre voltadas para a satisfação dos clientes, desde a manutenção e modernização da rede elétrica até a inovação e aperfeiçoamento dos diversos canais de atendimento da empresa, destacando inclusive o acesso facilitado dos clientes com necessidades especiais.

“A Cemig atingiu, em 2015, a marca de oito milhões de ligações. É um número bastante expressivo e precisamos pensar em todas as situações. Nós buscamos oferecer o melhor atendimento e interação com públicos consumidores especiais, por meio de adequação das instalações das Agências de Atendimento às normas de acessibilidade, chat na Agência Virtual, Cemig Torpedo e contas de energia elétrica em braile”, afirma o diretor.

 

Reconhecimento

No ano passado, a Cemig conquistou o 1º lugar no Prêmio IASC 2015 (Índice Aneel de Satisfação do Consumidor) na categoria Região Sudeste – acima de 400 mil consumidores, concorrendo com oito grandes concessionárias da região.

Essa é a quarta vez que a empresa recebe o prêmio, sendo que as outras vezes foram em 2002, 2004 e 2006. Na categoria de concessionárias que atendem a mais de 400 mil consumidores na região Sudeste, existem, além da Cemig, outras oito empresas.

O resulta­do alcançado pela Cemig, em 2015, foi de 66,71% de aprovação, superando mais uma vez a média do Brasil, que foi de 57,03%.

 

Canais de atendimento

Na internet, através de perfis nas redes sociais, a Cemig mantém os canais de atendimento Cemig Atende no Facebook (Cemig Atende) e no Twitter (@cemig_atende), que oferecem mais agilidade e conforto aos clientes e funcionam 24 horas, todos os dias da semana.

Outra opção simplificada de acesso à Empresa é o Cemig Atende. Essa ferramenta é um aplicativo para tablets e celulares e os clientes podem solicitar serviços por meio das seguintes mensagens: “estou sem luz”, “meus débitos”, “informar leitura”, “histórico de atendimento do aplicativo”, “conheça a Cemig”, “dicas importantes” e “simulador de consumo”.

“O principal benefício está na facilidade de uso e rapidez de utilização dos serviços disponíveis. Por exemplo, para a funcionalidade “estou sem luz”, com apenas dois cliques no aplicativo, o cliente poderá solicitar o serviço para a Cemig, pois a confirmação dos dados cadastrais é realizada uma única vez, durante a instalação do aplicativo”, destaca Charbel.

 

 

Direitos e deveres

Na Semana do Consumidor, a empresa vai destacar os principais direitos dos clientes como ressarcimento de danos, negociação de débitos, prazos de atendimentos, canais do cliente, dentre outros.

Entre os principais deveres dos consumidores estão alguns procedimentos simples que podem facilitar o serviço da Cemig e agilizar o atendimento aos clientes. Dessa forma, os consumidores são orientados a instalar o padrão de energia em local adequado e de fácil acesso, preservar em perfeito estado de conservação os equipamentos da Empresa e verificar frequentemente as instalações elétricas internas da residência.

 

 

Fonte: Assessoria Cemig ||

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