Mais 60 pessoas acompanharam, na última semana, a apresentação do plano de marketing e o projeto urbanístico do novo centro comercial de Formiga, que compõem o Projeto Shopping a Céu Aberto, realizado pela Acif, Cdl, Sebrae, Unifor-MG, Sicoob Centro Oeste e Prefeitura Municipal de Formiga.
O intuito das apresentações foi promover a criação de uma identidade, imagem e posicionamento próprios, para o conjunto de empresas associadas, de forma a diferenciá-las e incrementar suas vendas. Aumentar a competitividade das empresas, ampliando a participação no mercado da classe ?C? da cidade e dos municípios vizinhos.
O plano de marketing, apresentado pelo consultor do SEBRAE, Maurício Mansur, demonstrou focos estratégicos para promover a nova marca do Centro Comercial de Formiga.
Já no projeto Urbanístico, a professora Ms. Marianna C. Mattos, do Unifor-MG, apresentou soluções inovadoras, que podem mudar toda a rotina de algumas ruas do centro da cidade, principalmente no que diz respeito à circulação de pessoas e veículos.
?Após análise técnica da morfologia urbana, verificou-se a importância de iniciar uma proposta de trabalho, que tem como projeto piloto a intervenção na Rua Pio XII. Esta é essencialmente comercial, possui menor extensão, menos estacionamentos, possui uma grande galeria comercial que caracteriza o espaço de um ?Shopping Aberto??, comentou Marianna. Ela também ressaltou que esta rua é próxima à Praça Getúlio Vargas, o que favorecerá futuros eventos abertos ao público da cidade, possibilitando uma execução mais rápida do Plano Piloto e, portanto, uma percepção em curto prazo dos resultados do projeto.
A proposta sugerida pela Unifor é que a rua seja transformada em um calçadão, com novos mobiliários urbanos, arborização, bancos e um espaço de grande circulação de pedestres, possibilitando o encontro entre a comunidade, o que facilita a prospecção de clientes por parte dos lojistas, é favorável à realização de eventos públicos como forma de promoção do comércio, um espaço agradável para o descanso dos funcionários em horários de almoço, favorecendo uma maior produtividade e a humanização do espaço urbano.
A próxima ação do ?Centro Comercial de Formiga – aqui você se sente em casa? (Novo nome, que substituirá Shopping a Céu Aberto), será a missão empresarial que visitará a Feira do Empreendedor, em abril, para participarem do Seminário sobre Comércio de Rua. E os empresários também vão participar de uma missão para São Paulo/Florianópolis para conhecerem os casos de sucesso, mudanças e os benefícios que os empresários de Florianópolis tiveram com o projeto.
As empresas que desejam aderir ao Centro Comercial de Formiga, devem entrar em contato com o SEBRAE, a ACIF ou a CDL, pelos telefones 3322-2551 / 3322-1554/ 3321-4033.
Centro comercial de Formiga poderá ganhar novo projeto urbanístico
O plano de marketing, apresentado pelo consultor do SEBRAE, Maurício Mansur, demonstrou focos estratégicos para promover a nova marca do Centro Comercial de Formiga.