O vereador de Bambuí, Luciano Cardoso Gontijo e a coordenadora do Programa de Leishmaniose Visceral, Silvamara de Oliveira Alves, estiveram em Formiga na quarta-feira (2), para obter informações sobre o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que está sendo construído na Fazenda Vista Alegre, propriedade da Prefeitura.
Os visitantes foram recepcionados na Secretaria Municipal de Saúde pela diretora da Vigilância Sanitária de Formiga, a médica veterinária, Fernanda Pinheiro Lima. Além de explicar detalhes da construção e esclarecer pontos importantes a serem considerados quanto à unidade, a veterinária apresentou a obra aos visitantes. Os visitantes conversaram ainda com o encarregado da obra, Paulo Antônio da Silva.
Fernanda Pinheiro destacou a satisfação pelo reconhecimento dos trabalhos realizados em Formiga e desse empreendimento ser uma referência para outras cidades. ?A maioria dos municípios do país não têm CCZ, isso significa que estamos a frente nas questões relacionadas ao controle populacional canino e controle de zoonoses como leishmaniose, raiva e demais agravos causados por cães errantes?, disse.
De acordo com a veterinária, devido às questões ambientais como o bem-estar animal, a situação dos CCZ do país é muito delicada, pois, este órgão, é uma instituição municipal, com estrutura física específica vinculada a um órgão de Saúde Pública, no caso a Secretaria Municipal de Saúde. ?Não há repasse financeiro específico por parte do Governo Estadual e nem Federal para manutenção do CCZ. Sendo assim, a troca de informações entre profissionais que trabalham diretamente nesta área é uma forma muito interessante para discutir o problema e chegar a um bem comum, em uma relação harmoniosa entre o homem e os animais?, completou Fernanda.

COMPATILHAR: