O jornal Nova Imprensa e portal Últimas Notícias encerra o especial ?Formiga de Bairro a Bairro?, na 28ª edição, com o bairro Centro. Foi percorrida uma lista de bairros, repassada pela Secretaria de Desenvolvimento Humano, assim, a redação entrava em contato com os representantes das associações de moradores para levantar os principais problemas e reivindicações das comunidades, além de conversas com os moradores.
No Centro, não foi possível conversar com o representante do bairro, pois não tem associação de moradores, então, a entrevista da última edição do especial foi feita com alguns populares. A equipe de redação percorreu as ruas do Centro e percebeu várias falhas na infraestrutura, na saúde e, principalmente, a falta de segurança.

Saúde
Os moradores são atendidos na Unidade Básica de Saúde (UBS) Doutor Álvaro Bezerra, localizada à rua Barão de Piumhi, próximo à Academia Nada Melhor. Mas o atendimento não é muito bom, segundo os moradores, que reclamam muito, pois, na maioria das vezes, não há médico no posto.
Alguns moradores chegam ao local de madrugada e não conseguem ser atendidos, também faltam outros serviços, como dentista. O posto não tem um espaço físico adequado, pois funciona em uma casa alugada pela Prefeitura e adaptada a um posto de saúde.
Segurança
O bairro Centro tem um grande problema, que é a falta de segurança, apesar de diariamente ter policiais militares de plantão no local.
Há muitas reclamações na praça Getúlio Vargas, onde ficam vários pedintes e menores infratores, que abordam as pessoas pedindo dinheiro e, muitas vezes, quando não são atendidos, roubam os idosos e aposentados.
Os moradores também contam que, as vezes, os militares comparecem ao local para inibir esta ação, mas os adolescentes sempre debocham deles, pois sabem que, por ser menores de idade, não ficam presos.
Outro problema é a praça Ferreira Pires, usada como ponto de tráfico de drogas e de prostituição. A praça, que era um atrativo do bairro Centro, onde se reuniam várias pessoas nos finais de semana para se divertirem, agora está deserta e frequentemente é depredada.
Também tem problemas de estelionatários e a famosa ?saidinha de banco?, além dos constantes furtos não só nos estabelecimentos comerciais como também nas residências.
Infraestrutura
Apesar de ser a área central da cidade, o local ainda tem alguns problemas de infraestrutura, como algumas ruas com buracos.
Os moradores reclamam muitos das árvores, pois, como elas não são bem cuidadas, em chuvas com vento, elas caem e provocam grandes estragos e congestionamento na cidade, como ocorreu esta semana. Além disso, há muitas queixas em relação às garças que ocupam as árvores na margem do rio Formiga e que causam um mau cheiro que incomoda quem passa pelo local e os lojistas, principalmente da região da conhecida Ponte dos Três Irmãos.
Outro problema é a quantidade de cachorros que ficam nas ruas do Centro, eles entram dentro de padarias, lanchonetes e vários estabelecimentos, atormentando os lojistas.
Também tem a questão dos passeios, pois as pessoas reclamam que eles são muito estreitos e, em alguns lugares, são ocupados pela construção civil. Além disso, um problema que traz muito incômodo aos moradores do centro é a falta de bueiros, que faz as ruas ficarem alagadas em dias de chuvas.

COMPATILHAR: