Um levantamento feito pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) mostra que a luta contra a Covid-19 em Minas Gerais tem ganhado nuances de esperança. Isso porque segundo a pasta, em sete dias centenas de municípios mineiros não registraram óbitos pela Covid-19. Das 619 cidades mineiras sem mortes por sete dias, 31 estão na região Centro-Oeste, segundo análise do G1.

Os dados da SES podem divergir dos dados dos municípios, pois há uma demora natural dos envios de notificações para o Estado e apuração dos mesmos.

Levantamento feito pela SES-MG

O levantamento, o segundo divulgado no período da pandemia, também mostra cidades sem óbitos em julho e no período de 14 dias. Os dados analisados referentes ao mês são dos dias 1º até 23 de julho. As informações que dizem respeito a 14 dias são do período de 10 de julho ao dia 23. Já os dados referentes a sete dias são dos dias 17 até o dia 23 de julho.

A queda consistente da taxa de óbitos no Centro-Oeste representa 41,5% das cidades da região. As informações foram apresentadas pelo secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, em coletiva à imprensa nesta semana.

“Só 27% dos municípios tiveram óbitos registrados, demonstrando o quanto a vacina é eficaz e representa um divisor de águas. Agora é a hora de continuar todos os cuidados e avançar na vacinação para superarmos esse momento”, afirmou Baccheretti.

Queda nos óbitos no Centro-Oeste

Lista de Municípios não apresentaram nenhuma morte

Julho14 dias7 dias
AraújosAraújos
ArcosArcos
Bambuí
Bom Despacho
CandeiasCandeiasCandeias
Cedro do AbaetéCedro do AbaetéCedro do Abaeté
CapitólioCapitólio
Conceição do ParáConceição do ParáConceição do Pará
Córrego DantaCórrego DantaCórrego Danta
Córrego FundoCórrego FundoCórrego Fundo
Dores do IndaiáDores do IndaiáDores do Indaiá
DoresópolisDoresópolisDoresópolis
Estrela do IndaiáEstrela do IndaiáEstrela do Indaiá
Japaraíba
Leandro FerreiraLeandro FerreiraLeandro Ferreira
Luz
Martinho CamposMartinho Campos
Maravilhas
MedeirosMedeirosMedeiros
MoemaMoemaMoema
Oliveira
Onça de PitanguiOnça de PitanguiOnça de Pitangui
PainsPainsPains
Passa TempoPassa TempoPassa Tempo
Pedra do IndaiáPedra do IndaiáPedra do Indaiá
Perdigão
Quartel GeralQuartel GeralQuartel Geral
Serra da SaudadeSerra da SaudadeSerra da Saudade
TapiraíTapiraíTapiraí
São Francisco de Paula
São Gonçalo do Pará
Fonte: SES/MG

Ocupação de leitos

A expansão da imunização é o principal fator na queda dos óbitos, segundo a SES-MG, e isso reflete também em queda na procura por leitos.

Em Divinópolis, a maior cidade do Centro-Oeste, que já soma 564 mortes pela Covid-19 até esta terça-feira (27), os indicadores têm caído quanto à taxa de ocupação nas UTIs quando comparada às últimas três semanas. No dia 5 de julho, a porcentagem de internações em UTI era de 70,87%. Em 12 de julho, a porcentagem caiu para 53,40%. No dia 19 de julho, a taxa caiu para 51,46%.

A atual taxa de ocupação de UTI é de 51,02% e no setor de enfermaria a taxa é de 39,87%, considerando saúde pública e suplementar. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto está com metade dos leitos ocupados, com 15 dos 30 leitos ocupados. Na enfermaria, a ocupação é de 46,88%, com 15 dos 32 leitos.

A área atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD) está com cinco leitos vagos entre os 20 leitos totais no CTI Adulto, o que equivale a 75%. Na enfermaria, 16 dos 30 leitos estão ocupados, com 53,33%.

Na saúde suplementar, o Hospital Santa Lúcia opera com um leito vago entre os cinco leitos no CTI Adulto, com 80%. O Hospital São Judas Tadeu tem um leito disponível entre os seis existentes, com 83,33% de ocupação.

A área suplementar do CSSJD conta com 25% de hospitalizados no CTI Adulto, com quatro leitos ocupados entre os 16 totais. O Hospital Santa Lúcia opera com 60% dos leitos vagos no CTI Adulto, com seis leitos ocupados entre os 10 totais.

Vacinação

A região Centro-Oeste, assim como todo estado, já recebeu 31 lotes de vacinas contra a Covid-19 enviados pelo Ministério da Saúde. Porém, a SES-MG esclareceu ao G1 que a segunda e a terceira remessas, assim como a 23ª e 24ª, foram enviadas juntas às 28 URS, e a 17ª, com doses da Pfizer, ficou em Belo Horizonte, o que explica os municípios terem recebido 28 envios e não 31.

No último lote distribuído, há uma semana, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG) entregou 47.982 doses entre imunizantes da Pfizer, AstraZeneca e CoronaVac para os municípios do Centro-Oeste de Minas por meio das Regionais de Saúde de Divinópolis, Sete Lagoas e Passos.

Fonte: G1

COMPATILHAR: