Após uma frente fria passar pela região na última sexta-feira (9), a previsão é de tempo nublado e chuvoso durante a semana no Centro-Oeste de Minas Gerais.

Segundo Ruibran dos Reis, climatologista do Climatempo, as pancadas de chuva devem atingir a região durante a tarde e se intensificam ainda mais a partir de quinta-feira (15), com a chegada de um novo sistema frontal.

A umidade relativa do ar apresenta uma boa elevação, ficando entre 35% e 75%. O índice ainda não é o ideal apontado pela Organização Mundial de Saúde (OMS): de 60% a 80%. No entanto, a região está fora do estado de emergência.

As temperaturas também sofrem alteração e as máximas devem variar entre 32ºC e 34ºC. Para as mínimas é esperado que os termômetros marquem entre 13ºC e 16ºC.

Período chuvoso

A segunda metade de outubro marca o começo do período chuvoso em Minas Gerais, e o forte calor deve dar uma trégua à população do Centro-Oeste do estado.

“Não há mais possibilidades de novas ondas de calor com tanta intensidade, como a que ocorreu na semana passada”, conta o climatologista.

Segundo ele, as chuvas serão mais comuns e frequentes até o fim do ano.

Dia a dia

  • Terça-feira (13): Céu nublado com pancadas de chuva durante a tarde. Temperaturas entre 13 ºC e 31 ºC.
  • Quarta-feira (14): Céu nublado com pancadas de chuva durante a tarde. Temperaturas entre 15 ºC e 33 ºC.
  • Quinta-feira (15): Chegada de nova frente fria. Intensificação nas chuvas. Temperaturas entre 16 ºC e 34 ºC.
  • Sexta-feira (16): Céu nublado e previsão de pancadas de chuva. Temperaturas entre 15 ºC e 31 ºC.

Matéria do G1

Comentários