As obras de construção da Estação de Tratamento de Esgoto de Formiga (ETE) foram iniciadas no dia 2 de setembro de 2013. Onze meses depois, de acordo com o engenheiro da Lamar Engenharia e Comércio, Luiz Augusto Paradinha Rêgo, estão concluídas cerca de 20% da obra.
Erguida no bairro Vargem Grande, 18 operários trabalham atualmente na construção da Estação de Tratamento, que de acordo com o cronograma inicial, deverá ser entregue em março de 2015. Meta que, muito provavelmente não será cumprida, se for considerado o tempo restante e o extenso trabalho a ser executado que, muitas vezes, depende também de condições climáticas favoráveis, em função do regime de chuvas.
O projeto inclui a instalação de quatro módulos de reatores, quatro aeradores, quatro decantadores secundários e oito leitos de secagem, totalizando 43.500 metros quadrados de construção. Dos doze tanques, o primeiro já está recebendo a ferragem (armação) prevista e nos demais o processo de cravação de estacas está em andamento.
Em virtude das condições do terreno, as estacas inicialmente estimadas para medirem (na média) 20 metros, estão sendo cravadas com 27 metros o que, implicará mais tarde num acréscimo de custo da ordem de 35% a 40%, neste pesado item.
A obra total está orçada em R$ 10.261.606,86 e após o seu término não está garantido o tratamento do esgoto produzido na cidade, uma vez que a interligação do esgoto produzido com a canalização paralela ao rio ainda está longe de ser realidade.
A obra que se iniciou na margem esquerda do rio sob a responsabilidade da empresa Pantheon Engenharia Ltda não foi concluída, situação que se repetiu na segunda etapa (margem direita) que ficou a cargo da Construtora Soenge. Que além de deixar a obra sem finalizá-la, ao que se sabe, uma ação proposta pela construtora, tramita no Poder Judiciário, onde ela alega ter a receber do município boa parte de serviços, segundo ela, executados e ainda não recebidos.
Caso as interligações na região central da cidade não ocorram antes do término das obras da Estação de Tratamento assim como as interligações dos muitos córregos que recebem esgoto sanitário, a ETE, moderna, bem planejada, que prevê inclusive em sua expansão com o esperado crescimento populacional ao longo das próximas décadas e que chega, segundo o engenheiro, com recursos a fundo perdido, poderá se transformar num verdadeiro ?elefante branco?.

COMPATILHAR: