A 5ª edição do Encontro Regional da Melhor Idade de 2013, de Córrego Fundo, reuniu integrantes dos grupos de 14 cidades da região. Cerca de mil pessoas participaram do evento, no domingo (14).
A festa foi organizada pela Secretaria Municipal de Políticas Sociais. Na ocasião, os participantes demonstraram os talentos artísticos e a animação do córrego-fundense.
Era bem cedo, antes mesmo do início do evento, quando o barracão, cedido pela igreja, começou a receber os participantes. Não faltou animação aos integrantes dos grupos da Melhor Idade das cidades de Arcos, Bambuí, Carmo do Cajuru, Cláudio, Córrego Fundo, Divinópolis, Formiga, Iguatama, Itaúna, Japaraíba, Pains, Pedra do Indaiá, Pimenta e Piumhi.
No momento em que chegavam, os convidados recebiam frutas, oferecidas pela organização do evento. Barraquinhas com doces, artesanatos, quitutes e outros produtos foram montadas no espaço externo do local.
Durante a abertura do encontro, esteve presente o prefeito de Córrego Fundo, João Vaz, que deu as boas-vindas e reforçou a satisfação de receber todos no município. Estamos muito felizes por tê-los em nossa cidade. Para nós, é uma grande honra. Hoje, é como se todos vocês também fossem córrego-fundeses. Por isso, sintam-se em casa, salientou o prefeito. O vice-prefeito, Luiz Arantes de Faria, também prestigiou o evento.
Apresentações artísticas
Após a solenidade de abertura, o grupo de música do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) apresentou um repertório caipira ao som do violão e de outros instrumentos. Depois, foi a vez das meninas do grupo de dança do Cras subirem ao palco para encantar os presentes com coreografias variadas. Duas apresentações do grupo de ginástica, também vinculados ao Centro de Referência, mostrou o dinamismo e sincronia das alunas.
As apresentações dos integrantes do Cras caíram no gosto de Iva de Castro Freitas, de Iguatama. Adorei a desenvoltura, o figurino e a forma de se apresentarem. Especialmente, o grupo de dança, que me encantou. E, de forma geral, gostei muito do evento, afirmou dona Iva.
Quadrilha
A decoração do local onde foi realizado o 5º Encontro seguiu o tema das festividades deste período do ano. A festa julina foi preparada com carinho e envolveu os integrantes do grupo de Córrego Fundo e de outras cidades. Como de praxe em todos os regionais, as rainhas da melhor idade de cada de município desfilaram.
Há apenas um mês no grupo Estrela do Amanhã, de Córrego Fundo, Ana de Lourdes Neves elogiou a quadrilha. No início, estávamos muito ansiosos quanto à dança. Mas ficou excelente a quadrilha e fiquei feliz por ter dado certo. Além disso, o evento foi muito importante porque é uma forma de interagir com pessoas de outras cidades. Foi muito bom termos recebido eles aqui, reforçou Ana de Lourdes.
Almoço e show
O evento teve a parceria do Rotary Clube de Córrego Fundo, que preparou o almoço comercializado no local. Para finalizar, um show agitou os participantes que dançaram até término do encontro.
Reunião dos coordenadores
Ao final do Encontro Regional, os coordenadores dos grupos da Melhor Idade se reuniram para avaliar o evento e refletir sobre os demais que ocorrerão no decorrer do ano. Para a coordenadora do Cras, Matildes Cristina da Silva, esse é um momento importante, pois permite a troca de experiências e pensar em alternativas e políticas adequadas para o idoso.
Cada cidade fica responsável por organizar um encontro regional que ocorre periodicamente.

COMPATILHAR: