A cerimônia de abertura dos Jogos Estudantis Rubens Paiva (Jerp) e dos Jerpinho (competição para alunos do ensino fundamental 1) será realizada nesta quarta-feira (13) no ginásio do Formiga Tênis Clube (FTC), a partir das 19h. O evento contará com desfiles das delegações, hinos nacional e a Formiga, juramento do atleta, juramento do árbitro e apresentação artística.

Apesar de a cerimônia de abertura ocorrer hoje, alguns jogos já foram realizados. As disputas tiveram início no dia 11 de setembro.

Neste ano, os jogos contarão com a participação recorde de participantes 1.750 atletas, divididos em 126 equipes coletivas além das individuais, representando 20 escolas de Formiga: municipais – Franklin de Carvalho, Paulo Barbosa, Miralda S. Carvalho, Cemei, José Honorato, Lídia Braga, Pio XII, Célia de Melo, Benedita G. Leite, Arlindo de Melo; Estaduais – Professor Joaquim Rodarte, Doutor Abílio Machado, Aurelino Rodrigues Nunes, Jalcira Santos Valadão, Tonico Leite, José Bernardes de Faria e Rodolfo Almeida; Particulares – Colégio Santa Teresinha, Colégio Losango e Colégio Aplicação.

Os atletas serão divididos em quatro módulos, com idades entre 8 e 17 anos. As disputas ocorrerão em dez modalidades: futsal, handebol, basquete, voleibol, peteca, tênis de mesa, atletismo, xadrez, natação e jiu-jítsu (como modalidade teste). A tabela e o chaveamento dos jogos podem ser baixados no site da Prefeitura.

A competição deste ano conta com a parceria do Governo de Minas, através de patrocínio da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). O suporte financeiro de R$ 20 mil foi concedido através do edital 01/2017 de seleção pública de patrocínio e eventos da Secretaria de Estado de Governo (Segov). A verba será destinada para pagamento de arbitragem, compra de material esportivo e premiação.

“Gostaria de agradecer ao Governo de Minas e à Cemig pela parceria na realização dessa competição tradicional em nosso município. Desejo boa sorte a todos os participantes, certo de que a competição será um sucesso”, comentou o vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Cid Corrêa.

 

Os jogos

Os Jerp já são tradicionais em Formiga, reunindo escolas das redes estadual, municipal e particular. A novidade neste ano é a implantação do Jerpinho, competição realizada pela primeira vez na história. Os jogos são realizados pela Prefeitura de Formiga, por meio do Departamento de Esportes Educacionais da Secretaria Municipal de Educação.

COMPATILHAR: