A China registrou 76 novos casos confirmados de Covid-19 nesta segunda-feira (26), o maior número em apenas um dia desde janeiro, em meio a um surto na província de Jiangsu, no leste do país (responsável por 40 infectados).

O governo chinês tem adotado uma política de tolerância zero na pandemia: quando um surto é registrado, a população local é colocada em confinamento e testes em massa são realizados para rastrear todos os possíveis infectados.

Dezenas de milhares de pessoas estão confinadas em Nanjing, a capital de Jiangsu, e as autoridades ordenaram testes para os 9,2 milhões de habitantes da cidade após a descoberta de um surto vinculado ao aeroporto na semana passada.

“Dos 40 casos locais, 39 correspondem à província de Jiangsu e um a Liaoning”, informou a Comissão Nacional de Saúde chinesa em um comunicado, que indica que não foram registradas novas mortes.

O governo chinês diz ter registrado apenas dois óbitos por Covid-19 em 2021: um no dia 13 e outro no dia 25 de janeiro. Desde o início da pandemia, são 4.636 vítimas do vírus.

Já o recorde de novos casos deste ano também foi registrado em janeiro: 144 infectados nos dias 14 e 20. Desde a origem do novo coronavírus, em 2019, o país tem 92.605 casos confirmados.

Surtos nas fronteiras

Jiangsu fica ao norte da capital Xangai. Liaoning, no nordeste do país, fica perto da fronteira com a Coreia do Norte e registrou cinco casos desde quinta-feira (22).

O governo chinês também se preocupa com um surto de contágios em Yunnan, no sudoeste do país, que tem ligação com a vizinha Mianmar.

Militares birmaneses deram um golpe de estado em fevereiro e enfrentam grandes dificuldades para conter a Covid-19 do país.

São 79 casos confirmados na província de Yunnan desde 20 de junho, e cerca de metade deles está vinculado a Mianmar.

A cidade de Ruili, na fronteira, tem usado um sistema de reconhecimento facial para monitorar os deslocamentos dos habitantes.

Vacinação avançada

Apesar de ser o país mais populoso do mundo, com 1,4 bilhão de habitantes, a China tem uma vacinação contra a Covid-19 extremamente avançada.

O país é o que mais aplicou imunizantes até o momento (1,55 bilhão), muito à frente do segundo e terceiro colocados (a Índia, com 435 milhões e os EUA, com 341 milhões).

São 107 doses a cada 100 habitantes na China, mais que o dobro da média mundial (49) e muito acima dos outros países dos Brics (o Brasil tem 62; a Rússia, 39; a Índia, 31; e a África do Sul, 10).

A China ainda está atrás de alguns países que têm sido referência mundial na imunização, como Uruguai (134 doses a cada 100 habitantes), Chile (132), Israel (127) e Reino Unido (123), mas já passou os EUA (102), também na vacinação proporcional.

Todos os dados da vacinação são do “Our World in Data”, projeto ligado à Universidade de Oxford.

Fonte: G1

COMPATILHAR: