A China anunciou, nesta sexta-feira (7), a suspensão da proibição de importações de produtos brasileiros devido ao surto de gripe aviária. A medida havia sido imposta em maio, após a confirmação do primeiro e único caso de gripe aviária registrado em uma granja comercial no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul.

O comunicado foi divulgado pela Administração Geral de Alfândegas da China, que não especificou quais produtos estão incluídos na liberação.

A China é o maior importador de produtos brasileiros do mundo, respondendo por mais de 26% de toda a exportação nacional. Só em 2024, a China importou mais de 560 mil toneladas de frango brasileiro.

Em maio, o governo chinês havia endurecido as restrições às importações de produtos brasileiros, por meio de um comunicado emitido pela agência alfandegária. Na ocasião, a China decidiu proibir não apenas a compra de aves, mas também de todos os produtos que contivessem derivados delas.

O documento também determinava que produtos de origem animal e vegetal vindos do Brasil passariam por inspeção e não poderiam ser descartados sem autorização oficial dos órgãos chineses.

Fonte: Agência Content Box

 

 

COMPARTILHAR: