Em uma semana, mais de 38 mil moradores de Minas Gerais precisaram sair de casa por conta da chuva que atingiu o estado nos últimos dias. É o que apontam os registros da Defesa Civil estadual analisados pelo G1. Os números levam em consideração quem ficou desabrigado ou desalojado no período.
Quase quatro mil pessoas (3.692) ficaram desabrigadas no estado entre o dia 09 e este domingo (16), segundo os registros oficiais. O número de desalojados foi o que mais cresceu, com um registro de 34.188 pessoas nessa situação em apenas sete dias.
No dia 09 de janeiro, Minas contabilizava 3.374 desabrigados e 13.723 desalojados no acumulado desde 1º de outubro, quando teve início o período chuvoso. Já no boletim divulgado neste domingo, o número total de desabrigados passou para 7.336 e o de desalojados está em 47.911.
Nas últimas 24 horas, foram contabilizadas 672 desabrigadas e 2.096 desalojadas.
Mortes
Os dados da Defesa Civil mostram ainda que em uma semana 19 pessoas morreram no estado por conta das chuvas. Um dos casos ocorreu em Brumadinho, na Região Metropolitana, onde cinco pessoas da mesma família morreram após o carro em que elas estavam ser soterrado por um deslizamento de encosta.
Como ajudar?
Diversas instituições estão arrecadando donativos para as vítimas da chuva. Confira os locais de entrega, para quem puder doar.
Fonte: G1