Um evento denominado ?Ciclo de Palestras em Comemoração ao Dia do Biólogo? será realizado no Centro Universitário de Formiga nesta segunda e terça-feira (3 e 4). A regulamentação da profissão de biólogo ocorreu em 1979, por meio da Lei 6.684, implementada no dia 3 de setembro, motivo pelo qual a data foi escolhida para homenagear esse profissional.
A biologia atualmente é considerada como uma das profissões do futuro. Compete aos profissionais da área a busca incessante das respostas às questões biológicas relacionadas à saúde, meio ambiente, biodiversidade, recuperação de áreas degradadas e tantas outras requeridas pela sociedade brasileira.
As áreas de atuação de um profissional formado em ciências biológicas são muitas, desde professor de ciências, no ensino fundamental a professor de biologia no ensino médio e universidades. O biólogo pode realizar estudos em plantas, animais, atuar nas áreas de ecologia e meio ambiente, biodiversidade, biotecnologia e produção. Dessa forma, atividades que promovam a atualização de conhecimentos da área são de suma importância para a formação de um profissional preparado para os desafios de um mercado de trabalho tão promissor.
As palestras têm como público-alvo alunos do curso de ciências biológicas do Unifor. As inscrições são gratuitas e serão feitas no local do evento, que será realizado na Sala de Multimeios 2.
Programação
3 de setembro – Segunda-feira – palestras
19h – Oratória: a estética da palavra no discurso da atualidade
Palestrante – Geoconda Maria da Silva ? Fonoaudióloga
20h – Helmintologia: Morfologia e genômica de parasitos
Palestrante – Fernando Sérgio Barbosa – Doutorando em Imunologia e Genômica de Parasitos – UFMG

4 de setembro – terça-feira – palestras
19h – Recuperação de áreas degradadas.
Palestrante – Mariana de Oliveira Gonçalves Nogueira ? Cursa mestrado em Silvicultura na UFLA
20h – As tecnologias e a gestão do meio ambiente.
Palestrante ? Dr. Roger Alexandre Nogueira Gontijo

COMPATILHAR: