Um ano e seis meses desde o início da pandemia no Brasil. Esse foi o tempo que José Gonçalves de Minas, cidade de pouco mais de quatro mil habitantes, no Vale do Jequitinhonha, passou sem registrar mortes por Covid-19.
O primeiro óbito na cidade é de um idoso, de 83 anos, que morava na zona rural do município, e estava internado em Diamantina, onde há estrutura e leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A prefeitura não informou oficialmente se ele estava vacinado. Ele tinha tomado as duas doses da vacina, mas outros problemas de saúde acabaram por agravar o estado de saúde.
Com esta confirmação, todas as cidades dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri têm mortes registradas pelo coronavírus.
Em José Gonçalves de Minas, 137 casos foram confirmados. O mais recente é de um homem que apresentou sintomas leves e está sendo monitorado em casa.
Dados do Vacinômetro do governo estadual, consultados nesse domingo (5) mostram que a cidade já aplicou a primeira dose em 2.352 moradores (cobertura vacinal de 67,28% da população acima de 18 anos), 1.208 receberam a segunda dose, e 65 pessoas foram imunizadas com a vacina de dose única.
Pouquíssimas cidades sem casos
Em maio, o Estado de Minas fez um levantamento das cidades que não tinham óbitos confirmados por coronavírus no Estado até então. Eram 34 cidades. Quatro meses depois, o número caiu para 12.
Veja quais são as cidades que não tiveram mortes por Covid-19 desde o início da pandemia
- Aricanduva
- Bonito de Minas
- Campo Azul
- Cedro do Abaeté
- Diogo de Vasconcelos
- Estrela do Indaiá
- Patis
- Pedro Teixeira
- Santana dos Montes
- Serra Azul de Minas
- Serra da Saudade
- Serranos
- Fonte: Estado de Minas