Milhares de pessoas aproveitam o carnaval para viajar para litoral, interior ou visitar e curtir parentes e amigos. Mas antes de pegar a estrada é imprescindível checar se o automóvel está em bom funcionamento.

“Para chegar ao destino sem contratempos, é essencial realizar a manutenção preventiva do veículo e sempre adotar uma postura responsável ao volante. Planejar a viagem com antecedência, a tempo de checar a segurança do carro, o trajeto que será realizado, os pontos de parada para abastecimento e descanso e as condições do clima e da estrada, pode fazer a diferença”, reforça o diretor da SulAmérica Auto, Renato Roperto.

Ele listou cinco itens indispensáveis para o motorista conferir antes de prosseguir com a viagem. Veja:

– Faça uma checagem cuidadosa do veículo. Um checklist básico deve incluir a verificação de pneus, freios, fluidos (incluindo o óleo do motor), faróis e lanternas, limpadores de para-brisa, bateria, correias e nível de combustível no tanque.

– Pneus gastos e carecas são grandes causadores de acidentes e, por isso, merecem atenção especial. Antes de pegar estrada, verifique o estado de conservação de todos eles, inclusive o estepe, e faça a calibragem adequada. Além disso, não deixe de conferir se o alinhamento e o balanceamento das rodas estão em dia.

– Cheque a condição das pastilhas e dos discos de freio, principalmente se você vai para o litoral ou áreas de serras e curvas sinuosas.

– Tome cuidado ao dirigir sob condições adversas, como chuva e neblina. Nestes casos, mantenha uma velocidade reduzida, uma distância segura dos automóveis à frente e os faróis baixos acesos. Em caso de chuva, evite freadas bruscas.

– Não se esqueça de sua saúde: evite consumir alimentos pesados antes das viagens, leve água e lanches para o trajeto e não dirija por longos períodos contínuos. Somente siga viagem se estiver descansado e alerta.

 

Fonte: Hoje em Dia ||

Comentários