O vazamento de 1.500 litros de pesticida de uma empresa do Rio de Janeiro, segundo a polícia, é a causa de mortandade de peixes em Minas Gerais. Até a manhã desta terça-feira, cinco toneladas de peixes mortos já haviam sido retiradas do rio Paraíba do Sul, na cidade de Além Paraiba, na Zona da Mata mineira.
De acordo com a Polícia Militar do Meio Ambiente, o vazamento ocorreu nas águas do rio Pirapetinga, na cidade de Resende, no último dia 18. Ele é um dos principais afluentes do rio Paraíba do Sul. Os policiais da região contam que peixes de até 20 kg estão sendo retirados do rio.
Segundo o major Luiz André Braida Ribeiro, comandante da Companhia de Meio Ambiente da Zona da Mata, a mortandade de peixes foi percebida pelos funcionários de uma hidrelétrica da cidade. Centenas de peixes estavam se concentrando na cabeceira da barragem e impedindo o funcionamento da usina, explica o major.
A empresa apontada como a responsável pelo acidente ambiental foi interditada na sexta-feira (21) e informou que está apurando o que causou o acidente. Ainda segundo a polícia, há suspeita de falha humana.
De acordo com a Polícia de Meio Ambiente, a empresa deverá ser multada em R$ 10 milhões, além de ter que repovoar o rio, uma vez que o acidente aconteceu na época de reprodução dos peixes.

COMPATILHAR: