Os membros do Conselho Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Codecon) se reuniram na quinta-feira (26), para a primeira pauta da administração 2017/2020, com base na Lei Municipal 5176/2017, que reestruturou o Programa de Incentivo ao Desenvolvimento Econômico de Formiga. O encontro ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e serviu para aprovar o incentivo à instalação de empresas no município.

O presidente do conselho, que por lei é o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Alisson Sá, informou aos membros do Codecon que as empresas contempladas por doações anteriores e que não realizaram as devidas construções ou não estão em funcionamento estão sendo notificadas e os terrenos estão sendo revertidos ao município.

Em seguida, foram apresentados para avaliação os projetos de doação de terrenos. As empresas que solicitaram lotes foram: Comercial Azevedo Ltda, 2000 Comércio de Materiais para Construção e Decoração Ltda, Tyrebras Reconstrução de Pneumáticos Ltda, F & F Equipamentos de Ginástica e Musculação Ltda (ampliação), R.A. Indústria e Comércio Ltda (ampliação), Carlos Antônio de Almeida ME (ampliação) e Stangel Deipson de Carvalho ME (ampliação).

Após análise, as propostas foram aprovadas pelos membros do Codecon. Elas seguem agora para Chamamento Público e, se classificadas, o resultado será homologado pelo prefeito Eugênio Vilela, que encaminhará à Câmara Municipal projetos de leis para legalizar as doações.

Alisson ainda explicou que “essa primeira reunião de avaliação de projetos empresariais é desejo forte da administração Eugênio Vilela. Há muito estamos trabalhando para tal concretização: avaliamos a situação dos distritos, sabemos das melhorias necessárias, reestruturamos a lei de incentivos, contatamos empresas dentro e fora do município e agora aprovamos as primeiras. Cada passo foi dado com transparência, na certeza de construir o desenvolvimento de Formiga”.

O vice-presidente do Codecon, Moacir Lopes Araújo, finalizou a reunião ressaltando a importância do conselho. “O Codecon não é simplesmente um órgão para doação de lotes. Ele trabalha para o desenvolvimento e o progresso do município. Quando uma empresa, seja ela grande ou pequena, nos solicita um terreno, o conselho analisa sua estrutura financeira e o potencial de crescimento e, a partir de então, julgamos a sua solicitação. Nosso principal intuito é gerar emprego, renda e desenvolvimento para Formiga”.

Para Eugênio, o funcionamento do Codecon e o cumprimento da Lei Municipal 5176/2017, são de fundamental importância. “As propostas do Plano de Governo, transformadas no Plano de Metas desta administração, desejam tornar claros os critérios de doação e permitir o crescimento das empresas no município, gerando emprego, renda e desenvolvimento local. Nossa administração prima por tais projetos e vemos neles a forma de tornar Formiga uma cidade melhor”, disse.

(Foto: divulgação)

 

Fonte: Decom/Formiga ||

COMPATILHAR: