Na semana passada, enfermeiras do Departamento de Enfermagem e do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar da Santa Casa de Caridade de Formiga estiveram presentes em uma palestra realizada no auditório do edifício Med Center, abordando o tema ?Protocolo da Influenza A (H1N1), com ênfase na Coleta de Material para Pesquisa?.
A apresentação foi feita pelo assessor técnico comercial do laboratório Hermes Pardini, o biólogo Giovanni Serretti. Durante a palestra, ele falou sobre o protocolo de coleta de material de pacientes com suspeita de Influenza A (H1N1), formas de contágio da doença, medidas de controle, paramentação do funcionário e uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI?s) durante a coleta de material, descarte dos resíduos utilizados e desinfecção do ambiente.
A Santa Casa foi representada pela enfermeira e coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar, Riquelme Costa Pinheiro; pela enfermeira auxiliar da vigilância epidemiológica e das alas I e II, Janaína Arantes; pela enfermeira da Enfermaria de Cuidados Intermediários (ECI) e da ala III, Eliane Morais; pela enfermeira do Pronto Socorro da Santa Casa, Linara Domingos; e pela coordenadora do setor de limpeza, Célia Maria Vilela.
Segundo a enfermeira Riquelme, a apresentação foi muito importante para as colaboradoras. ?Infelizmente, podemos ter a segunda onda de Influenza A (H1N1) e precisamos estar preparados, inclusive para receber pacientes com síndrome respiratória aguda grave, sempre cumprindo os protocolos corretos em relação à doença, como notificação imediata, uso correto de EPI?s e medidas efetivas de controle e prevenção de toda a comunidade hospitalar?, explicou a enfermeira.

COMPATILHAR: