Na segunda-feira (19), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou a média obtida pelas escolas que tiveram alunos participantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O Colégio de Aplicação liderou o ranking entre as dez escolas participantes do município. Com 39 alunos representando a instituição, incluindo a prova objetiva e a redação, o Colégio alcançou média 630,74 no total, enquanto a média nacional foi de 500 pontos.
De acordo com a diretora da escola, Solange Nascimento, a colocação alcançada pelo Colégio se deve ao fato da instituição trabalhar com o intuito de oferecer o que há de mais inovador dentro das propostas educacionais. ?A escola visa preparar os alunos para a vida e para processos seletivos de âmbito nacional. Inclusive, há resultados de alunos aprovados na USP (Universidade de São Paulo) e em outras federais do país, comprovando que não existem fronteiras para nossos estudantes e que estes estão preparados para atender à qualquer demanda?, contou.
Solange Nascimento ressaltou ainda que o Sistema de Ensino Objetivo, empregado pela escola, é atualizado, eficiente e traz respostas junto às perguntas solicitadas nos processos seletivos. ?Além disso, o Colégio conta com uma equipe de profissionais dedicados e competentes, que trabalham sempre em busca do sucesso dos alunos?, explica a diretora. Ela completa, ainda, que o Colégio de Aplicação atua com base em uma filosofia de qualidade. ?Mesmo trabalhando com o melhor Sistema de Ensino, não nos acomodamos. Desenvolvemos também um sistema paralelo, onde oferecemos ao aluno condições de avançar além do esperado. Este projeto visa sanar qualquer deficiência que possa surgir, promovendo criatividade, dinamismo e conhecimento aos discentes?, explica.
A representante da instituição explica como são desenvolvidas as atividades e projetos voltados, especificamente, para o Enem. ?Trabalhamos, do 6º ao 3º ano do Ensino Médio, com simulados. Desenvolvemos aulas mais específicas, voltadas para a nova política educacional, aulas de redação e leituras diárias. Nossa maior preocupação é a formação integral dos alunos, em todos os aspectos, não nos esquecendo da ampla responsabilidade para com os resultados. Por isso, lidamos com muita seriedade com essa formação generalista proposta pelo Colégio?, detalha a diretora.
Para encerrar, Solange comenta o resultado alcançado pelos estudantes no Enem. ?Não vou dizer que foi surpresa. Trabalhamos muito por esse resultado. É dever de todos que fazem parte da equipe do colégio, inclusive dos alunos, ser eficiente, visto que os pais e toda a comunidade esperam o melhor de nossa escola. Damos os passos segundo o que acreditamos. A vitória e os resultados são o nosso foco. O Colégio de Aplicação acredita nos alunos e faz disso sua bandeira. Dessa forma, incentivamos os estudantes a acreditarem em si mesmos, sabendo que tudo podem, desde que levem a sério o compromisso com a escola e os estudos. Nossos alunos são bem preparados e sabem disso. Reconhecemos o valor de cada um deles. O Colégio fez o trabalho que deveria ser feito. Nossa equipe promoveu qualidade, conhecimento e sabedoria, com competência e seriedade. Por isso, colhemos sucesso, vitórias e alegrias! É com muita felicidade que recebemos esse resultado e parabenizamos os alunos pela bela conquista?, completou Solange.
Formiga
Em Formiga/MG, 336 estudantes, de dez escolas públicas e particulares, participaram da avaliação. O resultado apresentado pelo Inep mostrou os três primeiros colocados sendo de estabelecimentos particulares da cidade, com o Colégio de Aplicação em primeiro lugar.
ENEM
Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante, ao fim da escolaridade básica. Podem participar do exame alunos que estão concluindo ou já concluíram o Ensino Médio em anos anteriores.

Comentários
COMPATILHAR: