A TV paga, com os problemas de sempre, como a gatunagem a céu aberto, que ninguém consegue acabar, e o péssimo serviço oferecido pela grande maioria dos seus canais, encontra sérias dificuldades para frear a queda no número de assinaturas. Difícil saber onde vai parar.

Quanto ao primeiro ponto, vale lembrar que quem compra o tal aparelhinho, é tão bandido como aquele que vende. E o interessante é que, regularmente, a Polícia Federal e a ABTA – Associação Brasileira da Televisão por Assinatura promovem a destruição de milhares desses boxes piratas. Apreensões que, na verdade, acontecem com certa frequência, mas que ainda assim não conseguem frear o comércio irregular.

E parece que quanto mais se destrói, mais cresce a ação dos criminosos.

A rua Santa Ifigênia, em São Paulo, por exemplo, conhecida pelo seu mercado de eletrônicos e onde existe um comércio sério, também veio a se transformar no reduto preferido da contravenção.

O mais triste é verificar que o desejo de enfrentar esse crime nunca aconteceu da forma que deveria.

 Outro ponto

Ainda sobre a questão acima, é o desleixo com que a maioria desses canais é tocado. Programações repetidas, desinteressantes e muitos deles com vendas de quinquilharias.

Poucos se salvam, mas não em número suficiente, capaz de criar um laço de maior afetividade com quem assina. Se o presente já é muito ruim, o que esperar do futuro?

 

Escondidinho

 

A Band, em certas coisas, é bem ruim de serviço. Pode ter certeza que pouca gente sabe ou descobriu que o “1001 Perguntas”, do Zeca Camargo, agora é semanal. Exibição às sextas-feiras.

Ficar só nessa do próprio alto-falante não funciona.

 

Mais grave

 

A Band está gravando alguns programas nos estúdios da Vera Cruz, entre eles, “MasterChef” e “Nóis na Firma”, humorístico, sem ainda data de estreia.

Só que existem problemas muito sérios. A falta de acústica, por exemplo. Tem que haver investimentos para ficar em melhores condições de uso.

 

Marca registrada

 

Nesta última semana, alguns se surpreenderam porque o SBT tirou do ar a novela “Paixões de Gavilanes”, por causa da sua baixa audiência.

E isso poucos dias depois da sua estreia. Mas sempre foi meio assim.

 

Tem essa

 

Está certo que, desta vez, em relação ao passado, o modus operandi foi um pouco diferente: tirou do ar e pronto.

Em outras ocasiões e em situações parecidas de baixa audiência, chegou a haver o cuidado de exibir o último capítulo, mesmo com a história no meio ou ainda começando. Pelo menos terminava.

 

Pé atrás

 

Algumas das nossas mais importantes produtoras de conteúdo já começam a encontrar dificuldades para firmar parcerias com empresas de fora, especialmente dos Estados Unidos e alguns países da Europa.

Há uma enorme preocupação com os resultados das nossas eleições.

 

Numas…

 

Em meio a essa incessante agitação do mercado, já há quem entenda que a melhor televisão, em São Paulo, para trabalhar é a TV Gazeta. É a única que não muda nada em tempo nenhum.

Só que tem aquela: quem tá fora não entra e quem tá dentro não sai. Não sai mesmo.

 

Sábado especial

 

Hoje, dia da final da Liga dos Campeões, desde as primeiras horas da manhã o SBT vai entrar com boletins de Paris. Às 16, a transmissão de Liverpool e Real Madrid.

A HBO Max também vai mostrar o jogo na TV fechada.

 

Uma aposta

 

Essa iniciativa da Globo em exibir uma novela de madrugada, no caso “Cara e Coragem”, a partir de segunda-feira, para a sua direção será um teste.

Uma experiência que, segundo se informa, poderá ser repetida e até ampliada nos próximos tempos.

 

Não é novidade

 

Vale dizer que não há nenhuma novidade nessa experiência da Globo em colocar reprises na madrugada, no caso novelas.

O SBT, há uns dois meses, também nesta faixa de horário tem um bloco chamado “Quem Não Viu Vai Ver”, com o mesmo fim.

 

Bate – Rebate

 

  • A quinta temporada da série “Sob Pressão” estreia dia 2 no Globoplay…
  • … E, em algum momento, também irá para a TV aberta. Parece que agora acabou…
  • … Em outros tempos, já chegaram a anunciar o seu fim, como agora… E voltou. Tudo, como sempre, envolve uma questão financeira.
  • Zaira Bueno, atriz brasileira que há cerca de 20 anos mora nos Estados Unidos, está no Brasil. Mas só para cuidar de assuntos pessoais.
  • Neste sábado, 23h, no SporTV tem o “Grande Círculo”, com o presidente do São Paulo, Júlio Casares, como convidado. Apresentação do Milton Leite.
  • A partir deste sábado, Erick Bang passa a apresentar os telejornais vespertinos da GloboNews nos finais de semana…
  • … Já na segunda-feira, a jornalista Narayanna Borges comandará a programação das madrugadas.
  • No dia 31, 10h da noite, a ESPN e o Star+ irão apresentar  “Ecos da Premier League”, com o que de mais importante aconteceu nesta última temporada…
  • … Um trabalho especial dos jornalistas Paulo Andrade, Mario Marra, Natalie Gedra e Palloma Carvalho.

C´est fini

No campo esportivo, há um estranhamento por parte de todas as TVs em torno da licitação dos direitos da Copa do Brasil, válidos a partir do próximo ano.

A CBF parece que se esqueceu do assunto. Ou está pensando em fazer alguma coisa diferente.

COMPATILHAR: