Projeto: Partos no município de Formiga/MG: incidência, acompanhamento e consequências

Objetivos: Analisar os números, as causas e as consequências dos tipos de parto no município de Formiga/MG; analisar a conjectura que leva à mudança do tipo de parto que intenta-se no início da gestação e aquele que é, de fato, realizado; detectar como o tipo de parto pode ter impacto na saúde da parturiente.

Professor: Prof. Ms. Heslley Machado Silva

Colaboradores: Profa. Ms. Lúcia Alves da Silva Lara e Prof. Dr. Roberto Gomes Chaves

Aluna: Angélica Rodrigues da Costa (Enfermagem)

Modalidade: Fapemig (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais)

Segundo o Prof. Ms. Heslley Machado Silva, é muito gratificante falar sobre a Iniciação Científica, estando inserido no programa. É comum falar que pesquisa só é desenvolvida nos grandes centros, em instituições federais, porém, essa informação não corresponde à realidade do Centro Universitário de Formiga. Durante os últimos anos, pude desenvolver uma pesquisa longitudinal, na qual analisei as razões dos tipos de parto no município de Formiga. É uma rara possibilidade de acompanhamento de uma questão tão pertinente para a área da saúde, a disparidade entre os números de partos normais e cesáreos, diz.
O professor explicou que as etapas realizadas permitiram um intercâmbio de informações muito rico, através de eventos científicos nacionais e internacionais. Essa possibilidade permitiu um engrandecimento cultural e acadêmico para mim e para minha orientanda e bolsista Angélica Rodrigues da Costa.
Nacionalmente, o trabalho foi apresentado pela aluna no XVII Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP (Universidade de São Paulo), em Ribeirão Preto/SP; no X Congresso Brasileiro de Medicina da Família e Comunidade; entre tantos outros eventos, regionais e locais, todos com apoio logístico e financeiro do UNIFOR-MG. Etapas do trabalho também foram enviadas para eventos científicos internacionais, como o World Congress of Women Health, em Atenas, Grécia (2008); World Congress Public Health, em Istambul, Turquia (2009); e World Congress Sexual Health, ocorrido em Gotemburgo, Suécia (2009), tendo sido aprovado para apresentação em todos eles.
Oralmente, o trabalho foi apresentado no congresso sueco, gerando debates com representantes de diversos países que contribuíram para a análise da questão. O trabalho foi aceito também para a VIII Conferência Rede Global de Centros Colaboradores da OMS (Organização Mundial da Saúde) para o Desenvolvimento da Enfermagem e Obstetrícia. Este evento será realizado em São Paulo, de 28 a 30 de julho de 2010.
Além dessas participações em eventos científicos, dois artigos referentes a etapas da pesquisa foram elaborados e enviados para aceitação à Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia e para a Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil. Os pesquisadores aguardam resposta sobre publicação.
O Prof. Ms. Heslley comentou que a pesquisa prossegue, com a análise do grande volume de dados produzidos, e pretende-se também estender o trabalho à discussão dos aspectos relacionados ao recém-nascido, no que tange ao tipo de parto realizado. ?Para tal, novos artigos estão sendo elaborados e intenta-se produzir um livro que abarque todas as etapas e conclusões da pesquisa. Nessa nova etapa, temos colabores de renome, que demonstraram grande entusiasmo para participar da análise das informações por nós coletadas, conta.
Finalmente, é preciso ressaltar o engrandecimento como professor e pesquisador que esse programa me propiciou. Seja pelo desenvolvimento de novas habilidades, pela riqueza cultural e acadêmica e pela percepção de que é possível trabalhar com pesquisa na nossa Instituição de forma séria, tendo o apoio necessário e propiciando que tanto o UNIFOR-MG, o professor/pesquisador e a aluna/bolsista tenham ganhos significativos em todo esse processo, finaliza o professor.
A aluna Angélica Rodrigues da Costa comentou que trabalhar com a Iniciação Científica é uma oportunidade singular ao longo da sua formação acadêmica em Enfermagem, pois oferece condições de alcançar conquistas em diversos campos do conhecimento. Primeiramente, permite a interação com a metodologia de pesquisa, que envolve o rigor científico nas análises estatísticas e qualitativas das informações colhidas a partir dos fatos, além do aprimoramento das técnicas de elaboração de textos e exposição oral do tema abordado em simpósios e congressos.
A estudante apontou aspectos de aprendizado, a partir do desenvolvimento do trabalho científico. Como característica peculiar da pesquisa desenvolvida, foi possível estabelecer contato com a realidade dos tipos de parto em Formiga, mediante entrevista realizada com os médicos obstetras do município, que revelaram sobre a questão, na prática de suas atividades. O acompanhamento de dez gestantes, ao longo do pré-natal e puerpério, com o objetivo de compreender a construção da decisão do tipo de parto, possibilitou conhecer as opiniões e expectativas, os anseios e temores dessas gestantes em relação ao tipo de parto, valorizando, dessa forma, os sujeitos inseridos na complexidade deste problema. A apresentação dos resultados parciais da pesquisa em eventos científicos, nacionais e internacionais, promove a discussão do tema, bem como a busca de alternativas para o cuidado à gestante e ao parto, representando um ganho inestimável para a formação profissional, principalmente como agente de mudanças.
O questionamento do tema junto aos profissionais de saúde de diversas partes do Brasil, como ocorreu quando da participação nos Congressos, permitiu, ainda, de acordo com a aluna, a interação com outras realidades e troca de experiências. A participação no núcleo de pesquisa do UNIFOR-MG e todo esse envolvimento propiciam vislumbrar a possibilidade de seguir a carreira acadêmica, como especialização e mestrado, completou Angélica.

COMPATILHAR: