Desde 2018, o Projeto ‘Horta Urbana’ busca incentivar, apoiar e orientar a implantação de hortas agroecológicas em terrenos até então ociosos, tendo como parceiros entidades, associações de moradores e também a sociedade civil.

De acordo com o coordenador do Banco Municipal de Alimentos, Anuar Teodoro Alves, atualmente são 14 unidades em funcionamento, com previsão de implantação de novos pontos ainda neste ano.

As hortas também contam com os estagiários do curso de engenharia agronômica do Unifor-MG. Os acadêmicos têm a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos no trabalho em campo.

O projeto

Os alimentos são produzidos sem o uso de agrotóxicos e com uso racional da água e além alimentar as pessoas envolvidas na condução das hortas, o excedente é encaminhado ao Banco Municipal de Alimentos e atende à rede socioassistencial de Formiga.

O trabalho é desenvolvido pelo Banco Municipal de Alimentos em parceria com o Unifor-MG e com a Carmeuse Brasil, que fornece todas as mudas das hortaliças utilizadas nas unidades do projeto.

Fonte: Banco de Alimentos

COMPATILHAR: