Em tempo de pandemia e dificuldades econômicas, os brasileiros fortalecem, hoje, as orações ao “santo das causas impossíveis”, São Judas Tadeu, apóstolo e primo de Jesus. A expectativa é de que cerca de 5 mil pessoas participem das missas no Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu, no Bairro da Graça, na Região Nordeste da capital, número bem inferior àquele registrado na festa em tempos pré-pandêmicos, quando passavam pelo templo 100 mil fiéis, em média.

Durante a 67ª festa em homenagem ao padroeiro do templo, as missas serão celebradas a cada duas horas, entre a 0h e as 22h. O arcebispo metropolitano, dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidirá a celebração eucarística das 18h. De acordo com a Arquidiocese de BH, a capacidade para acolher presenças já esta totalmente preenchida, mas os fiéis poderão  acompanhar as celebrações pelo  canal do Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu no YouTube . À frente das comemorações está o reitor do santuário, padre André Lage de Alvarenga.

Os festejos deste ano trazem o tema “Santuário: expressão da comunhão, participação e missão da sinodalidade na Igreja”. Haverá também, hoje, visitação à imagem de São Judas, entre as 5h e as 23h. O velário acolherá os fiéis entre as 6h e as 22h.

Caminho de fé Quem visitar o santuário, que teve a abertura das novenas no dia 18, poderá ver as obras de construção da Via Peregrino, na Rua Restinga. O serviço ficará pronto em quatro meses e há modificações no trânsito na região. O objetivo é acolher, da melhor forma, os visitantes e todos os que procuram “este espaço sagrado”, destaca o reitor. Ele explica que a intervenção, executada com recursos do santuário, busca valorizar ainda mais o templo.

Apóstolo São Judas Tadeu nasceu na Galileia, Palestina. Era um dos 12 apóstolos de Jesus. Judas significa “ciumento de Deus” e Tadeu, “valente, de peito robusto”. São Judas, assim, era primo de Jesus e irmão de Tiago, chamado o Menor, também apóstolo.

O Evangelho de São Mateus cita a passagem em que São Judas Tadeu pergunta a Jesus, durante a ceia: “Mestre, por que razão deves manifestar-te a nós e não ao mundo?”. Jesus lhe respondeu que a verdadeira manifestação de Deus está reservada para aqueles que o amam e guardam a sua palavra.

São Judas Tadeu pregou na Galileia, na Samaria e, próximo do ano 50, fez parte do primeiro Concílio, em Jerusalém. Evangelizou na Mesopotâmia, Síria, Armênia e Pérsia, onde encontrou São Simão. Passaram a viajar juntos.  Mártir, São Judas morreu em 28 de outubro do ano 70. (GW)

Serviço

Programação da 67ª Festa de São Judas Tadeu» Horário das missas: entre a 0h e as 22h (a cada duas horas)» 18h – Celebração presidida pelo arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo.» Visitação à imagem de São Judas: entre as 5h e as 23h» Velário: entre as 6h e as 22h» Endereço do Santuário: R. Macaé, 629 – Bairro da Graça» Confira a programação no  site da Arquidiocese de BH

Vaticano aprova bispo auxiliar para a capital

A Arquidiocese de Belo Horizonte tem um bispo auxiliar. O Vaticano informou, na manhã de ontem, que o papa Francisco nomeou o padre Joel Maria dos Santos bispo da Igreja Católica. Filho de Noraldino Maria dos Santos e Luiza Izabel dos Santos, padre Joel nasceu em 8 de fevereiro de 1966, em Belo Horizonte (MG). É formado em filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e em teologia pelo Instituto Dom João Resende Costa, da mesma universidade, na qual cursou também psicologia.

Padre Joel tem especializações lato sensu em teologia pastoral, ciências da religião e hermenêutica bíblica, todas pela PUC Minas. Ele foi ordenado diácono em 15 de maio de 1993 e sacerdote em14 de maio de 1994. É vigário episcopal para Ação Pastoral da Arquidiocese de Belo Horizonte e pároco solidário da Paróquia Santíssima Trindade, no Bairro Gutierrez, na Zona Oeste da capital.

Dom Walmor de Oliveira, bispo de BH, gravou áudio comunicando a nomeação do padre Joel Maria dos Santos e fez questão de reverenciar o novo bispo auxiliar.

Fonte: Estado de Minas

COMPATILHAR: