Uma queda de 63% nos estoques de sangue do tipo O positivo e de 53% dos grupos negativos tem preocupado a Fundação Hemominas quanto ao risco de desabastecimento de sangue no Estado.

A rede é responsável por cerca de 95% da cobertura hemoterápica em Minas, relativa a procedimentos vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS). O órgão faz um apelo para que os voluntários compareçam o quanto antes. 

A Hemominas abastece aproximadamente 600 entidades conveniadas, incluindo hospitais públicos, filantrópicos e particulares, alcançando cerca de 800 municípios, direta ou indiretamente. Lembrando, ainda, que nos ambulatórios são atendidos cerca de 8 mil pacientes hematológicos que dependem de transfusão sanguínea para sobreviver.

A baixa nos estoques é agravada pela pandemia e pelo inverno, que impactam no comparecimento de doadores. A Fundação Hemominas, no entanto, reforça que todos os cuidados para garantir a segurança estão sendo tomados, como uso de máscara, distanciamento e higienização adequada.

Como doar

Entre os requisitos básicos para doar, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, mais de 50 kg, estar descansado e alimentado no momento da doação, além de apresentar documento original.

Candidatos à doação de sangue que foram infectados pelos vírus Covid-19 ficam inaptos por 30 dias após completa recuperação.

Para ajudar, agende a doação on-line ou pelo aplicativo MGapp-Cidadão.

Vacinas

A vacinação contra a Covid-19 também impacta o comparecimento de doadores nas unidades, já que existe um período de inaptidão após cada dose. O prazo depende da imunização recebida. Para as vacinas disponíveis até o momento, os prazos são:

  • Coronovac/Sinovac: 48h
  • AstraZeneca/Fiocruz: 7 dias
  • Pfizer/BioNTech: 7 dias
  • Janssen-Cilag: 7 dias
  • Sputnik V: 7 dias
  • Covaxin/Bharat Biotech: 48h
  • Moderna: 7 dias

No site da Fundação Hemominas estão descritas todas as condições e restrições para doação de sangue.

Fonte: Hoje em Dia

 

COMPATILHAR: