A Prefeitura de Formiga conta agora com um mamógrafo que já chegou a cidade e em breve estará à disposição das formiguenses. Até então, as mulheres tinham que se deslocar até Santo Antônio do Monte para fazer o exame.

Eram ofertados cerca de 1.700 exames por ano, com o equipamento próprio, a Secretaria Municipal de Saúde estipula que cerca de 6 mil exames poderão ser feitos anualmente na cidade.

A vice-prefeita Adriana Prado esteve nesta quinta-feira (4) no Complexo de Saúde Municipal, que será inaugurado em breve.

“O mamógrafo já passou por testes e está pronto para ser usado. Por oito anos ficamos sem o mamógrafo no município e agora é a nossa realidade. As mulheres não precisam mais sair de Formiga para se submeterem ao exame. Mais uma vez o governo Eugênio Vilela e Adriana Prado preocupado com a saúde das mulheres”, destacou.

Adriana estava acompanhada do secretário municipal de Saúde, Leandro Pimentel. Ele explicou que o aparelho é digitalizado e de alta tecnologia para um diagnóstico mais preciso. Antigamente o laudo demorava cerca de 40 dias para ficar pronto.

“O laudo fica pronto no mesmo dia e se tiver alguma alteração já marcamos o ultrassom de mama para que seja iniciado o tratamento e assim a gente promover a saúde e qualidade de vida para as mulheres formiguenses”, disse Leandro.

O exame de ultrassom será disponibilizado também no Complexo de Saúde Municipal, que ainda ofertará o ultrassom morfológico nas gestantes, que antes não era oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no município, segundo informou Leandro.

O Complexo de Saúde Municipal está previsto para ser inaugurado ainda neste mês e contará com Centro de Imagem, Centro de Imunologia, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária e estomaterapia. O Complexo funcionará na rua Governador Benedito Valadares, nº 304, no Centro de Formiga.

Fonte: Decom

Comentários