O Twitter, site de microblogs mais popular da internet, já trabalha em uma versão para o português. De acordo com a companhia, o Brasil é um dos países estratégicos, embora inglês e japonês sejam os dois idiomas mais escritos na plataforma.
O brasileiro é um dos povos mais ativos no Twitter, confirmou Jenna Dawn, porta-voz do site norte-americano. Segundo a consultoria britânica comScore, há 5,945 milhões de usuários no país, cerca de 1,5 milhão de pessoas a mais do que em todo o resto da América Latina, onde 4,498 milhões acessam o Twitter.
Em uma conferência com os jornais da América Latina que fazem parte do Grupo de Diários América (GDA) ? formado por 11 dos principais periódicos da região, Jenna lembrou o forte crescimento do Twitter no Chile após o terremoto de fevereiro, quando o número de contas aumentou 500%. Com isso, a empresa percebeu, segundo ela, a importância de ter o site de microblogs em diversos idiomas.
Atualmente, são seis: além de inglês, espanhol e japonês, há italiano, francês e alemão. ?Se não tivéssemos Twitter em espanhol, não teríamos conhecido o impacto (da importância do idioma). O Twitter estará disponível em português, mas ainda não temos uma data para o lançamento?, revelou.
A executiva destacou que o Twitter já aposta no Brasil. Isso porque o país é uma das seis nações que têm um ?Trend Topic? ? espécie de lista que conta com os assuntos mais populares entre os usuários de determinadas localidades. Ao lado do Brasil estão México, Reino Unido, EUA, Canadá e Irlanda. Em breve, haverá um do Chile. Há ainda os ?Trend Topics? das cidades. Atualmente, são 13 nos EUA (Nova York, Washington, Los Angeles, São Francisco, entre outras), além de Londres e São Paulo. A ideia é criar em breve um ?Trend Topic? até para bairros.
Sem revelar números, Jenna disse que Brasil, Chile e Venezuela são responsáveis pelas cifras mais importantes da América Latina.
Versão nacional pode atrair os internautas com mais idade
Segundo o editor da ?Revista Digital?, Nelson Vasconcelos, o anúncio da versão em português do microblog Twitter era algo esperado, dado o grande aumento do número de usuários do serviço no país.
O editor lembra ainda que as redes sociais, como o Orkut e o Twitter, rapidamente se mostraram um ótima ferramenta para reunir pessoas ?que estão eternamente procurando sua turma? e cita como exemplos de usuários recentes do microblog o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, cujo endereço é o mais visitado no país latino.
O jornalista destaca que a versão em português do Twitter implicaria sua adoção ainda em maior escala no Brasil, principalmente entre aqueles internautas com mais idade e entre a turma que tem dificuldades com o inglês, a língua ?oficial? da internet.
Mas Vasconcelos alerta: há que se ter cuidado. Nas últimas semanas, a imprensa tem feito alertas em relação a falhas de segurança da ferramenta.

Comentários
COMPATILHAR: