O comandante da 13ª Companhia Independente da Polícia Militar de Formiga, major Wilton Lúcio de Oliveira, fez uso da ?Tribuna do Povo? na reunião desta segunda-feira (13) da Câmara Municipal. Ele mostrou, por meio de gráficos, um balanço dos trabalhos desenvolvidos pela PM, tanto em Formiga quanto na região de abrangência da unidade.
De acordo com o major Wilton Lúcio, a unidade de execução operacional foi emancipada no dia 1º de setembro de 2006 e abrange 12 cidades. ?Solicitamos ao vereador Edmar [Edmar Ferreira/PT], nossa presença aqui neste final do ano para que pudéssemos trazer uma pequena prestação de contas daquilo que a gente tem feito no decorrer do ano. Muitos conhecem o trabalho da Polícia Militar somente pela questão repressiva, mas nós temos procurado desenvolver a questão da prevenção, para trazer para a comunidade o clima de tranquilidade, de segurança que ela tanto almeja?.
O militar contou que o efetivo previsto atualmente é em torno de 280 militares, mas conta com apenas 240 policiais. ?Temos a previsão de 100 militares em Formiga, tanto na questão administrativa quanto na operacional. Hoje, nós temos 88 militares em Formiga, temos 55 policiais efetivos no policiamento de rua em Formiga. A unidade conta com 52 viaturas, das quais 16 estão em Formiga. Recebemos do governo estadual sete viaturas novas que ficaram aqui na sede e mais três motos que vieram de Divinópolis,? ressaltou.
O governo do Estado pactuou com as forças policiais o chamado acordo de resultado, com isso, a cada ano, a Polícia Militar tem que buscar reduzir a criminalidade e aumentar os feitos operacionais. Segundo o major Wilton Lúcio, em relação aos crimes violentos, é preciso trabalhar a redução de 8% ao ano. Em 2008, foram registrados 217 crimes violentos nos 12 municípios de abrangência da unidade, já em 2009, foram 166 e, até o dia 1º de dezembro deste ano, o número registrado foi de104, uma redução de 35%.
Os crimes violentos contra o patrimônio são aqueles contra a propriedade do cidadão, como roubos, assaltos, roubo de veículo, de residência urbana e rural. ?Nós temos este ano 70 delitos, no ano passado foram 112. Temos hoje uma redução de 39% nos 12 municípios, a média é também de 8%?.
Outra questão explanada pelo comandante foi sobre os homicídios, um tipo de crime contra a vida que preocupa toda a população. A Polícia Militar realizou no dia 2 de dezembro uma grande mobilização nos 51 municípios da 7ª região, na qual Formiga também está inserida. ?O objetivo é fazer no mês de dezembro uma redução de homicídios. No ano passado, foram 12 homicídios no mês de dezembro nas 51 cidades. Na região da 13ª Companhia foram 8 homicídios em 2008, 10 em 2009 e 9 homicídios este ano. Desde o dia 1º deste mês até hoje, não temos nenhum registrado?, ressaltou.
Em relação às operações, a Polícia Militar realizou 14.100 até o dia 10 deste mês. No ano passado, foram 10.900 operações. ?Em questão à apreensão de armas de fogo, retirando as armas de fogo de circulação, estamos proibindo crimes violentos, como assalto e homicídios. Estamos com um acréscimo de 27% ao ano, a média é de 2% no ano?.
Em Formiga, no ano passado, foram 62 crimes violentos, neste ano, até o momento, foram contabilizados 48 crimes. A redução é em torno de 20%, a média também é de 8%. Os crimes violentos contra o patrimônio foram de 41 no ano passado contra 35 este ano. ?Tivemos mais ocorrências de roubo. Diminuíram as ocorrências contra a pessoa, mas aumentou na questão do roubo. Os homicídios em Formiga foram 4 no ano passado e, neste ano, foram 3, destes, dois foram passionais, apenas um envolvido com as drogas. As apreensões de armas de fogo em Formiga foram de 25 no ano passado e 29 neste ano. As operações em Formiga foram 3.090 em 2009 e 3.750 operações este ano?, ressaltou o comandante.
Em Formiga 1.727 adultos foram presos e 293 menores apreendidos em 2009. Neste ano, foram presos 1.472 adultos e apreendidos 294 menores infratores. ?Na questão dos menores, já igualamos aos do ano passado, temos que computar ali os dados do mês de dezembro. Vamos passar dos 310, 315 menores apreendidos durante o ano?.
Em relação ao tráfico de drogas, no ano passado, foram 117 ocorrências referentes ao uso de drogas contra 129 este ano. ?Esse aumento podemos dizer que intensificamos o combate ao tráfico de drogas, isso não quer dizer que aumentou o número de usuários e sim a intervenção da PM. Houve também um aumento no Disque Denúncia, dando mais informações à Polícia Militar. Aumentou a participação da comunidade. As ocorrências também foram de 50 no ano passado e 85 até o momento, devemos passar das 90 ocorrências neste ano?, contou o comandante.
?Esse foi o resultado de nosso trabalho em 2010 e é preciso reforçar esse trabalho em 2011, contando com os demais órgãos de defesa social. É preciso que a comunidade participe com a gente, além da Câmara e do Executivo. É preciso mais militares nas ruas, por meio de rondas. Acompanhamos as carências da população pela imprensa, no Formiga de Bairro a Bairro, estamos considerando isso também?.
Batalhão
Questionado pelos vereadores sobre a transformação da 13ª Companhia em um Batalhão, o major Wilton Lúcio explicou que essa demanda já foi apresentada. ?Já tivemos a aprovação do batalhamento da polícia para 2011 e quatro municípios foram contemplados com um batalhão e a 13ª Companhia não entrou nesse ?pacote?, há uma previsão para 2012. Temos que trabalhar melhor a questão de estruturar melhor o espaço, as condições, pois a sede física da companhia foi construída para companhia orgânica, já que toda a parte administrativa era feita em Divinópolis e, hoje, ela continua nas mesmas instalações físicas como unidade autônoma. Já levei isso ao prefeito Aluísio, do município dar uma contrapartida no sentido de ampliar as instalações físicas e, aí sim, colocar a sede aqui em condições elevadas de categoria de Batalhão?, destacou.
Outra questão levantada pelos vereadores foi sobre a escala do efetivo da 13ª Companhia. O comandante contou que, durante os dia de semana, contam com 14 policiais, quatro viaturas e serviços de despachante de ocorrências. No turno da noite, são oito militares e três viaturas, um total de 22 policiais. Os militares trabalham um dia e folgam em outro.

COMPATILHAR: