O Jornal Nacional da Rede Globo veiculou uma matéria sobre as campanhas de combate à dengue que tiveram resultados promissores em Minas Gerais, na noite de sábado (11). O município de Formiga foi um dos citados na reportagem feita pela jornalista Liliana Junger.
Formiga é destaque na reportagem pelo projeto Troca Ambiental, implantado no município em 2010 pela equipe do Banco de Alimentos Maria Athanázia de Freitas.
Com o projeto, moradores de Formiga têm a oportunidade de trocar materiais recicláveis, que podem se tornar possíveis reservatórios para o mosquito da dengue, em alimentos: dez garrafas plásticas valem um quilo de feijão.
O resultado da Troca Ambiental em Formiga foi a redução do número de casos de dengue: de quase dois mil nos primeiros quatro meses de 2010 para somente dois neste ano.
Para atingir esse resultado na redução do número de casos da doença, a Prefeitura de Formiga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com outros órgãos e entidades, também promoveu outras ações:
Mutirão de Limpeza
Como ocorre todo o ano, os agentes de controle de endemias percorreram imóveis em Formiga à procura de focos do mosquito da dengue e recolheram todos os materiais recicláveis que poderiam servir de criadouros.
Cinturão Regional de Combate à Dengue
Em 2009, as cidades de Formiga, Arcos, Campo Belo, Candeias, Córrego Fundo, Pains e Pimenta se uniram para combaterem o mosquito da dengue na região. A partir de reuniões, foram definidas estratégias e ações conjuntas.
Dia de Alerta
Em 2010, a campanha do Dia ?D? de Combate à Dengue teve um foco mais educativo, buscando trabalhar a conscientização dos moradores sobre a importância de manterem suas residências limpas, livres de locais onde possa haver criadouros do Aedes Aegypiti, o mosquito transmissor da dengue.
Termo de notificação da Dengue
O morador é notificado pelos agentes de controle de endemias caso sejam encontradas irregularidades. O cidadão é orientado quanto às providências a serem adotadas. Entende-se por irregularidades: foco de do mosquito da dengue e/ou criadouro, que dependa da ação do morador para controlá-lo.
Checklist
Durante o mês de janeiro, agentes comunitários de saúde realizaram a classificação quanto ao grau de risco de cada família em relação à dengue. Os servidores utilizaram um checklist para identificar os fatores de risco e/ou ocorrência da doença em algum membro da família, com o objetivo de monitorar as áreas de maiores riscos.
Teatro
Para sensibilizar e orientar as crianças, os agentes de endemias realizaram apresentações teatrais com o tema da Dengue em escolas de todo município.
Pesquisa de levantamento de índice rápido larvário
Durante as visitas em residências, os agentes de controle de endemias realizaram uma pesquisa para levantamento do índice rápido de larvário. A pesquisa é diferenciada, preconizada pela Secretaria de Estado, com o objetivo de identificar rapidamente o foco e definir ações.
Passeio Ciclístico
Também em janeiro, a Prefeitura realizou um passeio ciclístico com o objetivo de mobilizar o maior número de pessoas possíveis no combate à dengue.
Blitz Educativa
Durante várias semanas, servidores da Secretaria de Saúde estiveram nos principais pontos do Centro de Formiga realizando uma panfletagem e orientando motoristas e pedestres sobre os perigos da dengue.

COMPATILHAR: