Com as férias escolares, boa parte da população viaja, deixando os domicílios fechados por um longo período, o que pode acarretar aumento dos focos da doença, caso alguns cuidados não sejam tomados.?A grande frente de batalha agora é dentro de casa. Se cada um cuidar de seu ambiente, evitando que o mosquito se prolifere, estará fazendo muito contra a dengue. Caso contrário, as ações previstas pelo Governo de Minas poderão ser insuficientes para acabar com os focos da doença?, afirma a gerente de Vigilância Ambiental em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Talita Chamone.
Embora os municípios de Estado tenham seguido o que é falado pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial de Saúde para o combate à dengue, em Minas Gerais, segundo informações divulgadas no último Liraa (pesquisa de verificação domiciliar por amostragem que revela o índice de infestação da larva do mosquito Aedes aegypti), 68% dos municípios que aderiram à pesquisa apresentaram como principais criadouros as caixas d?água, cisternas, poços artesianos, piscinas, vasilhas de água para animais domésticos, calhas, lajes, ralos e sanitários.

Por isso, é fundamental que as pessoas tenham um cuidado especial com esses recipientes que, muitas vezes esquecidos, acumulam água e se transformam em fontes de proliferação dos focos da dengue. Um cuidado que deve ser tomado em relação às caixas d?água, cisternas e poços artesianos, por exemplo, é mantê-los sempre tampados e conservá-los sem orifícios que permitam a entrada do vetor.
?É importante lembrar que esses cuidados, aliados à limpeza periódica da caixa evita outras doenças, como leptospirose, hepatite A, febre tifóide, cólera, diarreias, dentre outras?, completa a médica veterinária da SES-MG, Marina Imaculada Ferreira Caldeira.
Outros cuidados
Piscina: trate a água com cloro e limpe-a uma vez por semana. Se não for usá-la, cubra-a bem. Se estiver vazia, coloque 1 kg de sal no ponto mais raso.
Vasilhas de água para animais domésticos: lave os vasilhames com bucha e sabão em água corrente, uma vez por semana.
Ralos: verifique se há entupimento. Se houver, providencie o imediato desentupimento. Se não estiver utilizando, mantenha-os fechados.
Calhas: verifique se não estão entupidas. Remova folhas e outros materiais que possam impedir o escoamento da água.
Lajes: retire toda água acumulada.
Sanitários em desuso: deixe as tampas sempre fechadas.
Lagos, cascatas e espelhos d?água decorativos: mantenha-os sempre limpos, criando peixes ou tratando a água com cloro.

COMPATILHAR: