No sábado (26), diversas frentes de atuação se uniram mais uma vez, na maior ação de combate à doença já realizada no Estado.
O governo de Minas, por meio das Secretarias de Estado de Saúde (SES-MG) e de Educação (SEE-MG), em parceria com a Rede Globo Minas, realizou o evento ?Dia da Família na Escola ? Todos contra a Dengue?, em sete cidades mineiras. A ação mobilizou famílias, comunidades, instituições em prol da saúde na guerra contra a dengue.
O secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, ressaltou que eventos como este são de grande importância para a sensibilização da sociedade sobre a necessidade da prevenção continuada à dengue. ?As pessoas precisam perceber que o combate à dengue é dever de todos, e não apenas do setor público. É necessário colocar em prática as informações que são repassadas em eventos como este. E hoje, especialmente, temos uma atividade voltada para as crianças, personagens fundamentais no processo de combate, pois, ao se tornarem multiplicadores das formas de prevenção da doença, vão chegar em suas casas e contar para os pais o que aprenderam? , enfatizou.
A ação é uma fusão da Campanha ?Agora é Guerra ? Todos Contra a Dengue?, lançada em novembro de 2010, com o programa ?Amigos da Escola?, da Rede Globo. O projeto tem como objetivo prevenir e promover à saúde por meio da mobilização social e estreitar os vínculos de corresponsabilidade das escolas, alunos, professores, familiares e comunidades do entorno das escolas com a causa do projeto e mudança de comportamento da população para evitar a propagação do Aedes aegypti.
Em Belo Horizonte, música, arte, oficinas, dança, jogos virtuais e muitos combatentes, além da tradicional troca de material recliclável como, pneu, garrafa pet e latinhas por material didático e leite vaporizado.
A coordenadora regional do ?Amigos da Escola? da Rede Globo, Eliane Prudente, explica como ocorreu essa parceria entre a emissora e a SES-MG. ?A secretaria tem representações em todas as áreas em que temos afiliadas. Resolvemos fazer ação conjunta. O dia do ?Amigos da Escola? propõe ações que envolvem a escola e a família. Achamos que a dengue tem tudo a ver? , ressaltou.

Centro-Oeste
Em Divinópolis, alunos, pais, professores e funcionários da Escola Estadual Professor Chico Dias da comunidade do bairro Danilo Passos acordaram dispostos a acabar com a dengue na cidade. A concentração começou cedo, às 7h30. Uma hora depois, todos partiram em caminhada até a praça Antônio Otaviano ao som da fanfarra que teve direito a rainha e princesa. Cantando a música ?Mosquito da dengue está em toda região. O melhor jeito é a prevenção…?, de autoria deles, todos tocaram os instrumentos musicais feitos de copinhos de iogurte, latões de tinta e garrafas pets.
Outras duas escolas também apresentaram trabalhos na manhã de sábado passado. Os alunos da Escola Estadual Antônio Olímpio de Morais, fizeram uma exposição com material reciclável e promoveram um desfile para mostrar como é possível reutilizar o lixo. A Escola Estadual Ilídio da Costa Pereira apresentou os trabalhos desenvolvidos com os voluntários ?Amigos da Escola? e painéis sobre o tema dengue. ?Parceria é fundamental. Precisamos sempre envolver toda a comunidade para combater a dengue? , disse o diretor da Gerência Regional de Saúde de Divinópolis, Jéferson de Almeida.

Zona da Mata
Em Juiz de Fora, a ação aconteceu na Praça Antônio Carlos, e reuniu aproximadamente 240 alunos de seis escolas públicas, além das pessoas que passavam pelo local. Dengômetro, rua de lazer, teatro, oficina de reciclagem e exposições de trabalhos escolares abordando o tema dengue fizeram parte da ação. Diversas crianças e adultos puderam aprender sobre o combate ao mosquito, prevenção, contaminação, sintomas e o tratamento da doença.
Um dos momentos mais esperados foi o da montagem do Livrão da Dengue, produzido durante a semana que antecedeu o evento pelas seis escolas que participaram da ação. O Livrão da Dengue é uma produção literária que contém seis capítulos e se tornará mais uma ferramenta informativa no combate à doença.
Andrey Nascimento, 12 anos, foi responsável por um dos desenhos que ele acredita ser um dos mais importantes do capítulo. ?Eu tive que desenhar todos os objetos que podem acumular água parada e assim virar foco do mosquito. A minha professora, Paula, teve dengue e disse que é muito ruim, por isso fiquei feliz em fazer um desenho que poderá alertar quem ler o livrão? , explicou.
Uma apresentação teatral levou diversão e animação às crianças. ?Dedé Dengoso? ensinou de maneira divertida e criativa como o mosquito da dengue se reproduz, em quais os locais ele coloca seus ovos, em quais horários ele pica e principalmente quais as maneiras de evitar que ele se prolifere.
Para Cláudio Moisés Lacerda Reis, diretor da Gerência Regional de Saúde de Juiz de Fora, a parceria resultará em frutos positivos, pois a campanha fala uma linguagem que todos entendem.

Sul
?O município de Campanha foi escolhido pelo fato de a escola ter se disponibilizado para o evento e demonstrado interesse no envolvimento dos alunos com a questão da dengue, além de termos recebido grande apoio da Secretaria Municipal de Educação? , enfatiza a educadora, Erondina Leal Barbosa.
A comunidade pode, além de aprender muito sobre a dengue e sua prevenção, ter acesso a serviços de saúde como aferição de pressão, tipagem sanguínea, informações sobre nutrição, entre outros. Mário de Carvalho Terra, gerente regional de Saúde de Varginha, acompanhou o evento e considerou que essa parceria é uma grande união de forças no combate à dengue, pois reúne educação, saúde e participação popular num tema tão atual e importante quanto a prevenção desse mal.
Entre os parceiros e colaboradores no processo de desenvolvimento do projeto, estão a GRS de Varginha, a Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Sul de Minas (Supram), o Corpo de Bombeiros, Adriana Galo ? Contadora de Histórias, Centro Universitário do Sul de Minas (Unis/MG), Polícia Militar do município de Campanha, Defesa Civil e, também, a Recicladora São Jorge do município de Varginha e o Ecoponto da cidade de Boa Esperança.

Norte:
Em Montes Claros, o evento foi realizado na praça Doutor Carlos Versiane. No estande das escolas, por exemplo, foram expostos maquetes, cartazes e revistas em quadrinhos que foram criados pelos alunos, com o apoio dos professores e dos pais. ?Tivemos a ideia de pegar a revista da Turma da Mônica e criamos a nossa própria história relacionada ao tema dengue. Depois iremos trocar as revistas e aprender muito mais sobre a dengue de uma forma mais divertida? , conta a aluna da escola municipal Ruy Lage, Ludmila Alves.
Outras atrações que chamaram a atenção das crianças foram as peças teatrais e o estande do Dengue Ville, que ensinou, de forma lúdica, como combater a doença. Já no espaço montado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), os alunos aprenderam mais sobre o tratamento biológico e a fase evolutiva do mosquito, além de acompanhar, através do microscópio, quais as principais características físicas do mosquito que tem dado tanta dor de cabeça para a população. Os monteclarenses também conheceram o Dengue Móvel, que pela primeira vez esteve na cidade.
O secretário municipal de Saúde de Montes Claros, Geraldo Guerra, avaliou que o evento foi muito positivo para a cidade e espera que a população tenha aproveitado a oportunidade para se informar sobre as principais medidas a serem adotadas para evitar a doença.

Leste
Governador Valadares assistiu na praça dos Pioneiros, área central da cidade, a uma grande mobilização social contra a dengue no ?Dia da Família na Escola ? Todos Contra a Dengue?.
Com a participação de mais de 200 alunos das redes estadual e municipal de ensino, o evento também envolveu uma rede de parceiros, por meio do Sesc, Universidade Vale do Rio Doce (Univale), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Natureza Viva (Ascanavi) e Prefeitura Municipal do Município de Capitão Andrade.
O gerente regional de Saúde de Governador Valadares, Leonardo José Barroso, ressaltou a necessidade de mudança de atitude de todos contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti. ?Um dos principais objetivos dessa ação foi informar que estamos sofrendo as consequências da nossa negligência e desatenção em relação à prevenção contra a dengue, já que o maior índice de infestação está dentro das moradias. Por isso, neste evento, proponho que façamos um acordo de responsabilidade, com consciência quanto às atitudes de prevenção que temos de tomar diante dessa grave situação?, afirmou.
O primeiro grupo a se apresentar foi o da Equipe de Saúde da Família (PSF) da cidade de Capitão Andrade, que chamou a atenção do público com um desfile de moda de peças produzidas com material reciclável. Em seguida, 11 escolas ocuparam o palco, com apresentações de teatro, paródia musical, rap, dança e acróstico, todas com tema voltado para prevenção à dengue.
A aluna da Escola Estadual Carlos Luz de Valadares, Estefany Vieira de Souza, de 12 anos, não via a hora de subir ao palco para apresentar uma paródia musical. ?A doença está muito forte em nossa cidade e, por isso, acho legal minha escola poder ajudar, conscientizar e alertar às pessoas sobre este perigo? , frizou.
Além das apresentações das escolas, as crianças e o público em geral tiveram acesso aos serviços oferecidos gratuitamente, tais como, corte de cabelo e estética facial pelo Sesc – que também ofereceu uma área de lazer com pula-pula, mesas de totó e ping-pong ? além da aferição de pressão e taxa de glicose pela equipe de alunos de enfermagem da Univale.
No Triângulo Mineiro, a cidade de Uberlândia também participou da ação.

COMPATILHAR: