Neste sábado (12), das 8h às 17h, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realiza a primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite – Paralisia Infantil. A segunda etapa acontece daqui a 60 dias.
Esta edição da campanha é intitulada ?Vacinou: É gol?, em alusão aos jogos da Copa do Mundo, será também uma oportunidade para colocar as vacinas de rotina em dia, evitando outras doenças perigosas.
De acordo com a coordenadora do Setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Juliana Castro, a vacinação contra a paralisia infantil já começou em Formiga. ?Atendemos uma solicitação do Estado em vacinar as crianças juntamente com a vacina da gripe H1N1. Neste sábado, será realizado o ?Dia D?, profissionais da saúde estarão vacinando as crianças de 0 a 5 anos na Praça Getúlio Vargas e na ação social Saúde Solidária, que será realizada pelos alunos do Unifor-MG, próximo à rua da Feira, no Terminal Rodoviário, das 8h às 12h. Nos Postos de Saúde o atendimento será das 8h às 17h?.
Juliana Castro conta que, em Formiga, 4.139 crianças devem ser vacinadas contra a poliomielite, a meta do governo federal é de que 95% do público-alvo seja vacinado, ou seja, 3.933.
Meta
Em Minas Gerais, a meta é imunizar 1,4 milhão de crianças entre 0 e 4 anos, mais de 95% do público alvo, de acordo com dados do IBGE de 2009. Ao todo serão 7.285 postos fixos e volantes, mais de 26 mil profissionais envolvidos e 2,2 milhões de doses da vacina contra poliomielite. Em todo país a meta é imunizar 14,6 milhões de crianças.
Vacina contra H1N1
Aproveitando a data de imunização contra a paralisia infantil, a Secretaria de Estado de Saúde também aplicará, em crianças de 2 anos a 4 anos e 11 meses, a vacina contra influenza A (H1N1). A SES orienta ainda os municípios que possuem doses da vacina contra influenza A (H1N1) que as disponibilizem, principalmente para as gestantes e adultos de 30 a 39 anos, faixas etárias com menor índice de imunização em relação à meta estabelecida pelo Ministério da Saúde de 80%.

COMPATILHAR: