O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abre nesta segunda-feira (21) as inscrições para o processo seletivo para 33.012 vagas temporárias para o cargo de agente censitário em mais de 5,5 mil cidades para o Censo 2010. O salário varia de R$ 760 a R$ 1.600 para jornada de 40 horas semanais. As provas ocorrerão dia 6 de dezembro.
As vagas do concurso se dividem em: agente censitário supervisor (ACS), agente censitário municipal (ACM), agente censitário de informática (ACI), agente censitário de administração (ACA) e agente censitário regional (ACR).
Dez vagas serão destinadas para o IBGE de Formiga, sendo 8 para ACS, 1 para ACI e 1 para ACR.. Outras vagas estão disponíveis também para cidades da região. As inscrições poderão ser realizadas pelo site da Fundação Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br), no período de 21 de setembro a 6 de outubro.
O órgão informa ainda que no ano que vem serão abertas outras 200 mil vagas temporárias para o cargo de recenseador. Os contratos duram de seis a 12 meses.
De acordo com o edital do concurso, os contratados, durante a prestação de serviço temporária, serão avaliados mensalmente, observados os seguintes fatores: assiduidade, cumprimento de prazos e produtividade.
O agente municipal atuará como uma espécie de coordenador dos recenseadores (que serão os responsáveis pela coleta dos dados). Cada um dos 5.565 municípios terá pelo menos um agente municipal ? cidades maiores como São Paulo e Rio de Janeiro terão mais de um agente, que ficará também responsável pelo treinamento dos recenseadores.
O agente supervisor irá supervisionar o trabalho e a produtividade dos recenseadores. Já os agentes de informática irão trabalhar na estrutura informatizada da coleta.
De acordo com assessoria de imprensa do IBGE, os agentes censitários começarão a trabalhar antes para entender o sistema e poder treinar os recenseadores.
Dicas de estudo
De acordo com Carlos Alberto De Lucca, coordenador geral do Siga Concursos, para as 33 mil vagas de agente o candidato deve se dedicar igualmente a todas as matérias previstas para cair na prova.
Todos os cargos têm em comum as disciplinas de língua portuguesa, raciocínio lógico e informática. Para essas matérias ele recomenda que sejam feitas provas anteriores da Fundação Cesgranrio, organizadora do concurso, ou de cargos de nível médio do IBGE.

COMPATILHAR: