É grande a expectativa do comércio varejista mineiro em relação às vendas para o Dia das Crianças, comemorado no próximo dia 12. Uma pesquisa da Fecomércio-MG – com base em dados fornecidos pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) – revela que o faturamento desse ano deve ser o maior para a data desde 2015, com projeções de movimentar cerca de R$ 7,43 bilhões em todo o país.

Em Minas, a soma estimada é de R$ 758,5 milhões. Em comparação com o Dia das Crianças de 2020, o resultado, se confirmado, representará um incremento de 13% em relação ao desempenho do ano passado, quando o comércio varejista mineiro vendeu R$ 667,3 milhões na data.

Entre os empresários ouvidos pela pesquisa, 69,9% acreditam que as vendas deste ano serão melhores que no ano anterior. O otimismo se ampara na percepção dos lojistas de que o valor afetivo da data, aliado ao avanço na vacinação contra a Covid-19 e o consequente abrandamento da pandemia de coronavírus vão levar os consumidores às compras.

“É uma data que mexe muito com o emocional das famílias, que acabam sendo levados a presentear as crianças. Já existe uma predisposição maior dos consumidores a irem às compras, e isso deve ser reforçado ainda mais neste período”, analisa Gabriela Martins, economista da Fecomércio-MG.

Preparativos

Para atrair a clientela, a pesquisa mostra que as estratégias preferidas vão desde o investimento em propaganda (45,4%), liquidações (34,4%) e diversificação de mix de produtos para chamar a atenção da clientela (12,6%). Em relação às expectativas para o momento da compra, 85,8% dos empresários mineiros, de acordo com a pesquisa, apostam que os consumidores deverão deixar a aquisição dos presentes para esses últimos dias antes da dada.

Fonte: Hoje em Dia

COMPATILHAR: