Um comitê do Congresso dos Estados Unidos recomendou aos promotores federais que acusem Donald Trump de obstrução da Justiça e insurreição por seu papel no início do ataque de 6 de janeiro de 2021 ao prédio do Congresso (o edifício é conhecido como Capitólio).

O comitê pediu ao Departamento de Justiça que apresente se seguintes acusações contra o ex-presidente republicano:

  • Conspiração para prestar um testemunho falso;
  • Conspiração para auxiliar em uma ressureição
  • Conspiração para fraudar o governo

O Departamento de Justiça não é obrigado a abrir esses processos, mas pode aumentar a pressão sobre os promotores, que investigam Trump por diversas suspeitas.

A reunião desta segunda-feira foi provavelmente a última reunião pública final do comitê, que passou 18 meses investigando a invasão do prédio do Congresso.

No dia 6 de janeiro, milhares de apoiadores de Trump tentaram impedir a transferência pacífica de poder para Joe Biden, que havia vencido as eleições. Os apoiadores de Trump repetiram as mentiras que o próprio Trump havia dito: que sua derrota nas eleições de 2020 para Biden foi o resultado de fraude generalizada.

O deputado Bennie Thompson, presidente do comitê, disse no início da reunião que se os EUA quiserem sobreviver como uma nação de leis e democracia, isso nunca mais acontecerá.

Thompson também criticou o ex-presidente por minar a fé no sistema democrático. “Se a fé for quebrada, nossa democracia também será. Donald Trump quebrou essa fé”, disse ele.

Trump já lançou uma campanha para buscar a indicação republicana para concorrer à Casa Branca novamente em 2024.

O trabalho do comitê faz parte de uma série de investigações sobre o motim.

Cinco mortos

Cinco pessoas, incluindo um policial, morreram durante ou logo após o incidente e mais de 140 policiais ficaram feridos. O Capitol sofreu milhões de dólares em danos.

“Entre as descobertas mais vergonhosas deste comitê, estava o presidente Trump sentado na sala de jantar do Salão Oval, assistindo ao violento tumulto no Capitólio pela televisão”, disse a deputada Liz Cheney, uma das duas republicanas do comitê.

Trump afirmou que as investigações que enfrenta têm motivação política. Ele alega que o comitê de 6 de janeiro, dominado pelos democratas, é tendencioso.

“O altamente partidário comitê está vazando ilegalmente informações confidenciais para qualquer um que queira ouvir”, escreveu o ex-presidente em sua plataforma Truth Social, antes da reunião desta segunda-feira.

Milícias já foram condenadas

Um júri já considerou membros da milícia de direita Oath Keepers culpados de sedição por seu papel no ataque e um advogado especial, Jack Smith, está conduzindo investigações sobre os esforços de Trump para anular sua perda e sua remoção de documentos classificados do White Casa.

Trump enfrentou uma série de problemas legais desde que deixou o cargo. Sua empresa imobiliária foi condenada em 6 de dezembro por realizar um esquema criminoso de 15 anos para fraudar as autoridades fiscais.

Fonte: G1

COMPATILHAR: