Membros do Comitê Intersetorial e Interinstitucional Municipal de enfrentamento da dengue, chikungunya e zika, da Secretaria de Saúde, se reuniram na terça-feira (18).

No encontro, foram discutidas a atual situação do município em relação às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, as ações que o comitê está realizando e outras formas para amenizar a situação e controlar o vetor na cidade.

Foram debatidos projetos de leis que podem facilitar os trabalhos de controle no município, uma vez que várias ações já foram realizadas, porém, o índice continua alto.

De acordo com o último levantamento, 97% dos focos estão dentro das residências.

 Segundo o educador em saúde, André Paixão, os criadouros que mais têm sido encontrados focos são tambores, pratinhos de vaso de plantas, ralos e em materiais descartáveis nas hortas (lixo).

Foi registrada em ata a ausência de secretários ou representantes de diversas pastas, a qual será encaminhada para o prefeito Eugênio Vilela.

O vereador Sandrinho da Looping, membro do Comitê e presidente da Comissão Especial de Saúde da Câmara de Formiga enfatizou que além da conscientização da população é preciso aumentar o número de agentes de endemias no município e o número de mutirões. “Sabemos que a prevenção é mais barata e menos dolorosa para todos”, destacou.

COMPATILHAR: