A pandemia provocada pela covid-19 trouxe sentimentos de medo, angústia e ansiedade para todo o mundo. A quantidade significativa de mortes e as incertezas sobre esse novo vírus abalaram o nosso emocional. Mas há uma saída para vivermos um 2021 melhor: conseguirmos controlar nossas emoções por meio da tríade Pensamento, Sentimento e Ação. O pensamento – frases que passam na nossa cabeça o tempo todo – controla o sentimento e o nosso desafio é entender o padrão das nossas emoções, ou seja, o que eu preciso pensar para sentir paz. Mas o fato é que não temos o hábito de pensar sobre o pensar.

O pensamento gera o sentimento que, por consequência, gera a ação e o resultado. Por vezes nós nos pegamos e nos apegamos às ações e os resultados e tentamos mudá-los, por exemplo: estou comendo demais e preciso parar. Acho que estou ansioso. E motivado pelo sentimento da ansiedade eu como demais. Mas não é possível mudar esse comportamento por conta apenas do sentimento ou das consequências, ou seja, parar de comer. É preciso descobrir o que você está pensando para provocar esse sentimento de ansiedade.

Se dormiu mal, o que você estava pensando antes de dormir? Qual foi qualidade dos seus pensamentos na noite anterior para gerar essa ansiedade?

Precisamos aprender a pensar e entender o nosso padrão de sentimento, criando o hábito de prestar a atenção e identificar qual é o sentimento que está nos motivando para aquela ação.

Por exemplo, para substituir um sentimento de medo e de angústia por conta da pandemia preciso pensar intencionalmente em algo que me gere tranquilidade, como esperança de que tudo vai acabar bem ou que tenhamos fé (que essa pandemia veio para nos ensinar algo). Cada um precisa substituir um pensamento ruim por um que lhe traga paz.

Dessa forma, é preciso provocar os sentimentos pelo pensamento de forma mecânica, intencional. Geralmente, os pensamentos mais comuns dentro do nosso padrão de comportamento são automáticos, mas se você quer gerar uma substituição – esforço consciente – é preciso pensar em algo que te gere como consequência um determinado sentimento. Por exemplo, muitas vezes diante de situação de estresse com um colega de trabalho, automaticamente queremos conversar com aquela pessoa para resolver o caso, mas estamos motivados pela raiva e muito provavelmente não será uma conversa amistosa. É um sentimento inverso do resultado esperado.

O ideal para ter uma conversa pacífica é ir motivado pela paz, pensando que talvez um colega não tenha feito por intenção e não sabe que te magoou tanto, então vai dar um toque porque ele é seu amigo. Com esses pensamentos de compreensão, a conversa provavelmente será mais proveitosa.

Portanto, estamos próximos de iniciar um novo ano e precisamos aprender a vigiar os nossos pensamentos para tentar controlá-los de forma intencional para gerar sentimentos positivos, que façam sentido para nós. Nossos planos e metas para 2021 precisam estar baseados no presente, uma vez que ainda temos pouca visibilidade sobre o futuro.

Um planejamento feito com sentimento de angústia será baseado em metas impossíveis e não são realistas. Tudo é uma questão de harmonia entre os modos de pensar, os sentimentos que eles geram e os resultados que trarão sentimentos positivos. Vamos tentar trabalhar essa tríade para começar 2021, controlando melhor as nossas emoções diante dos novos desafios?

COMPATILHAR: