Quando se está cansado, a melhor coisa é deitar e relaxar no sofá limpinho e cheiroso, não é mesmo? Além de ser uma mobília decorativa o sofá é um dos itens mais importantes de uma casa. Por isso, quem tem o estofado em casa já se questionou como deixá-lo limpo, higienizado e, claro, como recuperar a cor e brilho do tecido.

Existem muitas técnicas de como limpar o estofado da sua sala, e neste artigo, traremos as principais dicas e recomendações da Cleanipedia para limpar sofá de diferentes tipos de tecidos. Atente-se em selecionar os materiais e produtos corretos — dessa maneira será possível manter as fibras dos tecidos intactas e aumentar a vida útil do seu estofado.

Como limpar sofá de tecido

Limpar sofá de tecido é simples, basta seguir essa receita: uma colher de sopa de bicarbonato de sódio, 150ml de vinagre e 750ml de água. Por ser uma mistura versátil, ela é excelente para neutralizar cheiros, dar um reforço no brilho e tirar manchas. Confira as instruções:

  1. Mexa os ingredientes. A mistura borbulhará, mas é natural que aconteça! Deixe de molho  por cinco minutinhos antes de aplicar.
  1. Aplique com pano úmido. Caso prefira, use um borrifador para passar a mistura no sofá. Passe o pano em toda a área, no lado e cantos do sofá.
  1. Espere secar naturalmente e, se precisar, refaça todo processo anterior.
  1. Neutralize cheiros. Se acreditar que o odor da mistura fixou no tecido, aplique um misto de detergente neutro e água, para concluir a limpeza.
  1. Por fim, passe um pano seco para ajudar no processo de secagem.

Como limpar sofá de couro e camurça

Sofás de couro e camurça podem parecer mais difíceis de limpar, mas os cuidados são simples: esses materiais não podem ser encharcados. Logo, vale a regra do pano úmido para esse material. Você também pode optar por utilizar técnicas de lavagem a seco, esse tipo de higienização também é excelente para couro e camurça!

  1. Junte detergente neutro e água (no máximo morna).Essa solução é perfeita para limpar sofás de couro e camurça. Jamais utilize álcool ou alvejantes!
  1. Coloque o pano na água e torça bem antes de aplicar. Não pingue nem borrife a mistura no sofá.
  1. Se precisar, refaça o processo após a secagem. Mas lembre-se: não encharque! É fundamental deixar o tecido secar primeiro.

Como limpar sofá de veludo ou linho

Para limpar sofás com tecidos mais delicados, invista em uma escovinha de dentes infantil, com cerdas flexíveis e suaves. A mistura de vinagre também é uma ótima opção.

  1. Misture vinagre branco e água. A fração é simples: 1 litro de água para 250ml de vinagre.
  1. Borrife a mistura sem excessos e somente na área que esfregará.
  1. Esfregue com cautela e respeite o “sentido” das fibras do veludo ou linho. Se o tecido tiver aspecto circular, por exemplo, aplique com a escovinha em movimentos circulares.
  1. Deixe secar em local arejado. Quanto mais aberto for o ambiente, mais rápido o sofá secará. Não use secadores de cabelo para acelerar esse processo, você pode acabar incorporando manchas no tecido.

As misturas aqui indicadas são seguras e testadas, mas, se preferir, faça um teste com cada uma delas em uma área menos aparente do sofá!

Qual a lavagem mais indicada para limpar sofá?

Ainda tem dúvidas sobre a lavagem do sofá e/ou sentiu alguma insegurança para aplicar as misturas indicadas nesse artigo? A dica é simples: use e abuse dos produtos específicos para limpeza de tecidos e sofás.

Outra dica é seguir o processo de lavagem indicado pelo fabricante do seu estofado, ou buscar empresas de higienização especializadas.

Se o seu sofá só permitir lavagem a seco, esses profissionais têm os produtos e ferramentas necessárias para não danificar o tecido.

COMPATILHAR: